segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Projeto Contos e Cantos promove socialização na terceira idade

28/11/2016 13:30:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
pessoas em pé formando uma roda
Foto: Rui Porto Filho
Participantes trabalham a respiração e a expressão corporal
"Acho maravilhoso participar, pois eu ocupo a minha mente com coisas úteis e agradáveis, além de conhecer outras pessoas". Essa foi a declaração de Clarita Carmo Ferrari Gonzalez, de 92 anos, a narradora da apresentação do grupo do projeto "Contos e Cantos", que mostrará as músicas e a vida de Noel Rosa, nesta quarta-feira (30), às 15h10min, durante a V Jornada de Fonoaudiologia, na Cidade Universitária.
Com muita disposição, Clarita conta ainda que participa de outras atividades oferecidas no Espaço de Convivência, onde acontecem os encontros do coral todas as segundas e terças-feiras, de 8h às 11h. "Participo também do grupo Heterogênese Urbana. A cada encontro é debatido um tema e é sempre muito bom", conta.

Outra participante do grupo, a Maria da Conceição da Silva Queiroz, de 72 anos, afirma que está encantada. "Estou ensaiando há três meses e estou me sentindo muito feliz. Gosto de ser uma pessoa participativa", disse.

Iracy Fragoso, de 72 anos, relata que participa do projeto há dois anos e diz que está muito mais disposta depois que começou a cantar. Ela ressalta que além das aulas de canto, faz artesanato. "Nós não podemos ficar parados", pontua.

Nicodemos Francisco, de 88 anos, também participa do projeto há dois anos. "Para mim, foi uma boa oportunidade participar das aulas de canto. Gosto bastante e a minha qualidade de vida melhorou muito", compara.

Projeto Contos e Cantos- A coordenadora do projeto e fonoaudióloga, Luciana Aguilar, explica que o Projeto Contos e Cantos foi desenvolvido na Casa de Convivência e Cultura da Gerência de Atenção Básica da Prefeitura de Macaé. O público-alvo é a população idosa, mas o projeto é aberto para quem gosta de cantar.

"Por enquanto, a turma está fechada, no entanto, quem tiver interesse é só comparecer na Casa de Convivência e deixar o nome", acrescentou.

Ela explica ainda que os principais aspectos desenvolvidos nesse projeto são: questão vocal nos idosos (nesta população há um envelhecimento natural da voz), a memória e a socialização - muitos deles vivem sozinhos.

- O trabalho utiliza abordagens fonoaudiológicas para o canto, preparação corporal, respiração, aquecimento e desaquecimento vocal, leitura, memorização - cita a especialista.

A cada dois meses são escolhidos um cantor ou autor e sua obra ou trajetória de vida são pesquisadas para apresentação. Sua vida é contada e cantada pelos alunos do projeto.

Luciana detalha ainda que eles contam com a participação de outros profissionais. Como o autor a ser apresentado será o Noel Rosa, eles tiveram uma palestra sobre tabagismo.

Além da apresentação na Jornada de Fonoaudiologia, as próximas apresentações do grupo serão no dia 7 de dezembro, às 14h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e no dia 8 de dezembro na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 19h.

A Casa de Convivência fica localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482 e funciona de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (22) 2762-0413. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário