quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Saúde promove ações pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids

30/11/2016 10:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
A mão de um homem com luvas manuseando um frasco com uma substancia vermelha
Foto: Ana Chaffin
Especialistas apontam a necessidade de fazer o teste que diagnostica doenças sexualmente transmissíveis
Importante estratégia de acesso aos serviços de prevenção e atendimento de doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do Programa DST/Aids, realiza nesta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o projeto CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento) na Igreja São João Batista. A ação é uma parceria com a Pastoral da Aids da Igreja Católica (Vicariato do Litoral) e acontece de 9h às 16h.
De acordo com a coordenadora do programa, Myrna Maximiano, além da testagem para HIV no salão da igreja e na sede do Programa DST/Aids, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, será montada uma tenda no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Nova Aurora, para distribuição de preservativos e encaminhamentos para realização de testes para HIV.

Ela explica que antes da testagem é feito o aconselhamento com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e enfermeira. "O atendimento é sigiloso e oferece orientação sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo", disse, acrescentando que o teste fica pronto em apenas 20 minutos.

Segundo dados oficiais do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, até 2015, foram registradas 1.302 pessoas com Aids, que estão em atendimento. Deste total, 810 são homens, 492 mulheres e 171 com idade entre 15 e 24 anos. No país são 798.366 casos registrados, sendo 519.183 homens e 278.960 mulheres.

Macaé - O Programa DST/Aids de Macaé oferece atendimento integral às pessoas com HIV/Aids, por meio do serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável pela prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis IST's/HIV/Aids e diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. É utilizada a metodologia de Teste Rápido Diagnóstico (TRD) e o resultado dos exames fica pronto em 30 minutos.

Outro atendimento oferecido pelo programa é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SAE oferece consultas com enfermeiros, médicos (clínica geral, dermatologia, ginecologia e infectologia), psicólogos e atendimento com assistentes sociais. O serviço também dispõe de um laboratório (posto de coleta) e de uma unidade de dispensação de medicamentos (farmácia), voltadas para os pacientes com IST's/HIV/Aids.

O Programa DST/Aids funciona no Posto de Saúde Dr. Jorge Caldas, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário