segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vacinação antirrábica acontece em dezembro

24/11/2016 10:17:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
um profissional de saúde aplicando vacina em um cachorro que está no colo de uma mulher
Foto: Moisés Bruno
Serão disponibilizados 16 pontos de vacinação na cidade e na região serrana, de 9h às 16h
A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já definiu os detalhes da programação do Dia Municipal de Vacinação Antirrábica Animal (cães e gatos), que vai acontecer no sábado, dia 3 de dezembro, em 16 pontos da cidade e na região serrana, de 9h às 16h.
De acordo com o diretor do CCZ, Flávio Paschoal, a estimativa é que 5,4 mil animais sejam imunizados neste dia. Ele lembra que a prevenção contra a doença ocorre por meio da vacinação uma vez por ano. "Devem ser vacinados cães e gatos, com mais de três meses de vida e com boas condições de saúde. As fêmeas prenhas e os animais debilitados devem evitar", disse.

Flávio ressaltou que em março deste ano o município realizou uma campanha na qual 4.118 animais foram vacinados. Já entre os meses de abril e julho foi realizada a pré-campanha, em que os vacinadores percorreram os bairros e localidades. Nesta ação 12.144 cães e gatos receberam as doses. "Os animais que foram vacinados nas campanhas anteriores não precisam ser imunizados em dezembro", informou.

A recomendação é de que o animal deve ser levado ao posto por um adulto, e os cães de grande porte devem ser conduzidos com focinheira, para proteger o vacinador e a população. O cartão de vacina também é importante e deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a vacinação.

Raiva - A raiva é uma doença que pode acometer cães e gatos, inclusive atingindo o homem. A doença, uma vez instalada, pode levar à morte.

O Centro de Controle de Zoonoses funciona na Rua Augusto de Carvalho, 101, Imbetiba. A população pode entrar em contato pelos telefones (22) 2772-6461/ (22) 2796-1186 / 0800 - 022 - 6461.

Postos:

Centro - Centro de Saúde Jorge Caldas.

Visconde de Araújo - Praça da Igreja Santo Antônio.

Praia Campista - Escola E.M. Coquinho.

Cajueiros - Quadra da Princesinha.

Parque Aeroporto - E. E. Cláudio Moacyr.

Parque Aeroporto - E. M. Zelita Rocha.

Morro de Santana - Escola M. Amil Tanos.

Aroeira - Escola Municipal Aroeira.

Botafogo - Praça do Bairro.

Visconde de Araújo - Escola E. 1º de Maio.

Barra - Praça Beira Rio.

Lagomar - W 05 com W 12.

Lagomar - W 05 com W 20.

Lagomar - W 05 com W 28.

Córrego do Ouro - Praça Principal.

Imbetiba - CCZ Rua Augusto de Carvalho, 101 - Imbetiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário