domingo, 27 de novembro de 2016

Movimento Ferrovia Viva - Por Alex Medeiros
Movimento Ferrovia Viva Por Alex Medeiros
Movimento Ferrovia Viva - Por Alex Medeiros

Nossas últimas ações pela ferrovia quase “nas últimas”, para que não morra.

Publicado em 18/11/2016 3 comentários Comente!


Movimento Ferrovia Viva Kids - Primeiros integrantes
Movimento Ferrovia Viva Kids - Primeiros integrantes
Conversando sobre trem
O Movimento Ferrovia Viva – Macaé e Região, desenvolve estudos para lançar o Projeto “Vamos Falar de Trem?” nas comunidades ao longo da linha férrea, nas escolas, em pequenas reuniões ou grandes eventos, na mídia e de ouvido a ouvido. Informar, esclarecer, desmistificar, mostrar as vantagens da circulação de pessoas através de veículos sobre trilhos, melhorando a qualidade de vida com menos poluição do ar e sonora, mais agilidade na circulação de pessoas e veículos, menos acidentes e mais segurança. Mais gente feliz.
Verdadeiros passeios
Nossas caminhadas pela linha do trem, de Visconde de Itaboraí a Campos dos Goytacazes, claro, são mais que passeios, mas nos remetem a tal sensação, tendo em vista as belezas naturais que vemos e os contatos e amizades que fazemos. O objetivo principal é povoar a linha férrea, mostrando que tem gente interessada nela, despertando sentimentos nas pessoas que possuem saudades dela e a veem como alternativa social e econômica para uma vida melhor. Além disso, nossos levantamentos fotográficos possuem outras intenções. Dentre elas, identificar o estado de conservação, visando ações para proteger aquele potencial patrimônio histórico e para transportes de pessoas e turístico.
“Da Janela do Trem”
Idealizado a partir de caminhadas que fizemos pelo traçado da linha férrea do antigo Ramal Ferroviário de Glicério, o projeto consiste em fotografar, a partir de painel que demonstre ser uma janela de vagão de passageiros, mostrando as belas imagens do trajeto entre a cidade de Macaé e o Distrito de Glicério. No bojo do projeto, entrosamento com proprietários das terras e moradores das proximidades, visando implantações de percursos para caminhadas, passeios de bicicletas e outros.
“BICICLOTREM”
Ocupar a linha férrea em formatos diferenciados, passeando por ela, mostrando-a como potencial para diversas atividades, é um de nossos focos. O nosso “Biciclotrem”, um veículo artesanalmente desenvolvido por criativos “ferroviaristas” e amantes da natureza da cidade de Cataguases/MG, para circular pela linha férrea, está em processo de construção. Claro, para utilizá-lo precisaremos da autorização da FCA – Ferrovia Centro-Atlântica, com a qual estamos em fase de ajustes.
Movimento Kids
Está sendo gestado o Movimento Ferrovia Viva Kids, que contemplará o "Falar de Trem”, pequenas caminhadas estratégicas e passeios de “Biciclotrem” por trechos de linha férrea. Envolverá escolas, entidades sociais que atendam ao universo infantil, etc, objetivando dar a conhecer sobre o transporte ferroviário, desmistificando-o, atraindo a atenção de nossos futuros “ferroviaristas” ou, quem sabe, ferroviários. Por que não?
Núcleos do Movimento
Descentralizando as decisões e atividades, estamos em processo de formação de Núcleos do Movimento Ferrovia Viva por localidades de nossa região. Bastante avançado está o Núcleo de Rio das Ostras. Em fase de contatos, o Núcleo de Carapebus.
Mídia “ferroviarista”
Além desta Coluna, nosso “Movimento” está em FanPage no Facebook (www.facebook.com/ferroviaviva/?fref=ts) e em Grupo do WhatsApp, contendo diversas entidades e seguimentos ferroviaristas de nosso estado do Rio de Janeiro, em constante conversação. Vem aí o nosso site.

Vamos falar de trem?
E-mail: movimentoferroviaviva@gmail.com
Tel.: (22) 3084-2864

Nenhum comentário:

Postar um comentário