segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Torneio de Xadrez movimenta rede municipal de Educação

25/11/2016 16:19:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de jovens jogando xadrez
Foto: Guga Malheiros
A prática estimula o raciocínio lógico e a disciplina
O II Campeonato de Xadrez movimentou estudantes da rede municipal de ensino nesta sexta-feira (25). Com muita concentração e autonomia, os alunos se rendem a aulas e torneios da prática, que estimula o raciocínio lógico e a concentração. O evento de hoje contou com a utilização do método suíço e a participação de cerca de 90 estudantes. As partidas foram julgadas por árbitros do Clube de Xadrez de Macaé.
"Estou feliz com o torneio. Quero me dedicar ao xadrez para sempre. Depois que comecei jogar, melhorei minhas notas em todas as disciplinas", contou Gabriel Abreu, 14 anos, aluno do 7º ano do Colégio Municipal Botafogo. Da mesma opinião foram Júlia Magalhães, 16 anos e Carlos Wellington Fraga, estudantes do 9º ano,que afirmaram amar o jogo. "Já fui campeão no xadrez nos Jogos Estudantis das Escolas Municipais e em outros campeonatos. Fiquei melhor como aluno depois que comecei a praticar. Mesmo terminando o Ensino Fundamental queremos continuar visitando a escola e me envolvendo nas aulas", disse Wellington.

O jogo de xadrez é uma ferramenta educativa para o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e de planejamento. A prática contribui para concentração dos estudantes em disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa. Com imaginação, memorização, planejamento e paciência, os participantes conduzidos pelos professores fizeram bonito na programação.

Participaram alunos do projeto Amaralinha, Polo Cultura Fronteira e das unidades escolares, Fantina de Mello, Amil Tanos, Polivalente Anísio Teixeira, José Dória e Cidade Praiana (Rio das Ostras) e de escolas privadas. A premiação foi de troféu para primeiro lugar, melhor aluno da unidade Botafogo, melhor tempo e medalhas para todos os participantes.

Para a diretora do Colégio Botafogo, Flávia Costa da Silva, a prática faz diferença junto aos alunos. "O xadrez é um excelente exercício. Ficamos satisfeitos com nossos estudantes que estão adquirindo um senso prático de organização, disciplina e concentração. O jogo desenvolve de forma especial a memória. É uma grande vitória ver os alunos se destacando dentro da comunidade escolar", ressaltou Flávia, acompanhada pelo também diretor Juliano Cabral.

Há dois anos à frente do projeto, a professora da sala de recursos, Graice Yara de Boni, pontuou que, por meio do xadrez, os alunos estão interagindo. "A prática permite a melhoria no rendimento escolar e ajuda os participantes a superarem as dificuldades através das competições", contou.

Xadrez na rede municipal - Outro fator positivo é que a ferramenta pedagógica contribuí para o relacionamento entre os alunos e profissionais e adoção de conceitos como respeito às leis e regras. Sérgio Pablo Petcof é professor de Educação Física e levou os alunos da Escola Municipal Fantina de Mello (região serrana) ao torneio. "O xadrez fez diferença na unidade e está atraindo o interesse dos alunos que se deparam com novidades da rede social. Fico orgulhosa pelo envolvimento, dedicação e conquistas em competições diversas. No primeiro torneio que participamos, ganhamos medalhas de primeiro e segundo lugares. Isso é gratificante", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário