TCM orienta prefeitos e vereadores para uma gestão transparente
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/11/2016 15:14
Orientar para não punir. Com este lema, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), o Ministério Público de Contas dos Municípios e a Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha, deram início nesta quinta-feira, 03, ao Encontro de Prefeitos e Vereadores - Transição Responsável para uma Gestão de Qualidade, que ocorre no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, até amanhã, 04, e reúne cerca de 1600 pessoas, entre elas, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
O encontro visa capacitar gestores para a adequação da gestão dos recursos públicos municipais nos anos de 2017 a 2020 e, durante o encontro, também são dadas orientações técnicas quanto ao processo de transição governamental no âmbito municipal. Este evento ocorre a cada quatro anos, próximo ao início de uma nova gestão. Entre os participantes estão os prefeitos que estão encerrando mandato, os novos gestores e os reeleitos, além de presidentes de Câmaras de Vereadores de todo o Pará.
De acordo com o presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares, o encontro é altamente positivo porque demonstra um dos trabalhos do tribunal, que é o de orientar. “O Tribunal de Contas julga, fiscaliza e pune, mas o trabalho de orientação, para nós, é o mais importante. Portanto, temos como meta orientar os gestores que estão assumindo agora, e também, os reeleitos, como no caso de Belém, pois inicia-se um novo mandato”, declarou.
Nesta edição, o tema reforça a necessidade de garantir um processo de transição de mandatos transparente e correta em todas as regiões do Pará, evitando problemas como a perda de informações e bens públicos. Neste cenário, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que foi reeleito para mais um mandato, destacou a importância de participar do evento neste momento de transição, diante do cenário econômico que o país está passando.
“O encontro é de grande importância tanto para novos gestores, quanto para quem reassume, pois temos sempre que aprimorar o sistema de transparência, de prestação de contas e o bom uso do dinheiro público, sobretudo medidas que possam ser utilizadas em momentos de crise como o que estamos vivendo, para que a gente possa ter mais eficiência e eficácia no gasto público. Com isso, a gente pode melhorar as políticas públicas nos municípios paraenses”, afirmou o gestor.
Para o procurador geral do Ministério Público do Estado, Marco Antônio das Neves, a transparência é fundamental na gestão e ela se faz com a prestação de contas. “Todo gestor deve ter essa responsabilidade e certamente, à medida que o tempo passa, ele tem que ter mais consciência disso, da responsabilidade e do trato com o município. E esta é apenas uma fase educadora para aqueles que darão continuidade ao trabalho”, finalizou.
Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário