Bandas escolares vão participar do desfile de 7 de setembro
2017-09-04 13:54:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Arquivo Secom
Programação vai acontecer às 9h na Avenida Elias Agostinho, na Praia de Imbetiba
A expectativa é reunir um público expressivo no evento organizado pelo Forte Marechal Hermes com parceria da Prefeitura de Macaé. Para o desfile, que contará com entidades civis e militares, já está confirmada a participação de pelotões de nove bandas escolares: Corporação Musical Professor Jamil Andrade Dias (Colégio Generino Teotônio de Luna); Ciep Leonel de Moura Brizola; Colégio Paulo Freire; Escola Cláudio Moacyr de Azevedo; Colégio Professora Maria Isabel Damasceno Simão; Escola Jacyra Tavares Duval; Ciep Oscar Cordeiro; Colégio Elza Ibrahim e Escola Polivalente Anísio Teixeira. Também haverá participação da Banda Marcial Veteranos de Macaé.
RITMO DE ENSAIOS - Cerca de 40 alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna se empenham nos ensaios que acontecem às terças, quartas e quintas, a partir das 12h30. A escola, situada na Virgem Santa, é uma das que integram o projeto de bandas escolares, que tem como foco preparar os alunos-músicos e incentivar as artes com foco na disciplina, habilidade e desenvolvimento do aluno. Além da banda, o Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna também promove oficinas de reforço escolar e aulas de canto, flauta e bateria.
Duzentos alunos participam das bandas escolares
Cerca de 200 alunos, na faixa de 10 a 17 anos, da rede municipal participam do projeto Bandas Escolares. Para fazer parte das corporações musicais, eles devem frequentar regularmente as aulas, ter bom comportamento e apresentar rendimento positivo nas provas e trabalhos pedagógicos. Os ensaios acontecem nos horários divergentes aos de aula.
As bandas fortalecem o senso estético, da percepção sonora e espacial, promovem o desenvolvimento social e cultural do estudante e contribuem com a coordenação motora e a capacidade criativa.
Recentemente, o secretário de Educação, Guto Garcia, entregou kits de reposição com instrumentos como escaletas, além de baquetas de bumbo, de caixas e de liras. Entre as bandas atendidas estão das escolas municipais Zelita Rocha, Jacyra Tavares Duval, Elza Ibrahim, Maria Isabel Damasceno Simão, Oscar Cordeiro, Generino Teotônio de Luna, Paulo Freire, Polivalente Anísio Teixeira, Cláudio Moacyr de Azevedo, Carolina Curvelo Benjamim e Leonel de Moura Brizola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário