Cerca de mil alunos desfilam no 7 de Setembro
Desfile cívico foi realizado na manhã desta quinta-feira no Cepop e contou com 16 escolas municipais, estaduais e particulares.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) também marcou presença na manhã desta quinta-feira (7), no Desfile Cívico em celebração do Dia da Independência, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Cerca de mil alunos de 14 escolas municipais, estaduais e particular desfilaram com suas bandas de fanfarra, uma tradição nos desfiles.
Além dos profissionais que integram as Diretorias e Gerências Pedagógicas da Smece, diretores e vice-diretores também marcaram presença. O secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Rafael Damasceno, destacou que a data promove a integração entre as unidades de ensino. “O desfile cívico é uma tradição que celebra uma data importante para o nosso país, além de promover a integração entre a secretaria e as unidades de ensino”, afirmou o secretário.
Cerca de 80 alunos e professores da Escola Adventista de Campos, da rede particular, abriram o desfile das instituições de ensino. A Escola Municipal Maria Lúcia levou para cerca de 70 alunos para o desfile. A diretora da unidade Ana Maria Santiago disse que há anos, os alunos a escola não participam do Desfile Cívico de 7 de Setembro. A escola do Turf-Club desfilou acompanhada da banda de fanfarra e mostrou que os primeiros passos do civismo podem ser dados desde cedo. Kayque da Silva Paes de Jesus, de dois anos, e o irmão Kauê, de seis anos, são alunos do Maria Lúcia e integram a banda de fanfarra da escola. A mãe Betina da Silva Paes de Jesus acompanhou os filhos.
“São netos e bisnetos de músicos, e não podia ser diferente. Incentivo os meus filhos a participarem da banda e também dos desfiles. O mundo que a gente vive hoje, temos que sempre buscar um caminho melhor”, disse Betina.
O Colégio Estadual João Pessoa desfilou com um pelotão de cerca de 100 alunos que marcharam ao som da Banda Marcial Vanilda Maria da Graça. Instrutor há um ano, Claudio Oliveira faz parte da banda há 20 anos. A banda tem 44 componentes que ensaiam três horas por dia.
Sob forte emoção, alunos e ex-alunos da Escola Estadual Thiers Cardoso fizeram uma participação especial durante o desfile cívico-militar e homenagearam o jovem Fernando Soares Araújo, 21 anos. Ele perdeu a vida ao ser assaltado, ao ser assalto no final de agosto na Avenida 28 de Março. O jovem estudou no Thiers e fez parte da banda tocando corneta.
Desfilaram também a Escola Municipal Professora Olga Linhares Correa, Escola Municipal Amaro Prata Tavares, Escola Municipal Donana, Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, Ciep Vila Lobos, Escola Municipal Luiz Sobral, Escola Municipal Albertina Venâncio, Escola Municipal Maria Lúcia, Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, Centro Educacional Municipal do Sindicato Dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), Colégio Municipal 29 de Maio e Escola Estadual Nilo Peçanha.
Por: Anna Luiza Paixão/Rafael Vargas - Foto: Silvana Rust/ Rogério Azevedo - 07/09/2017 12:58:14
Nenhum comentário:
Postar um comentário