Escrito por Renan OliveiraQui, 31 de Agosto de 2017 16:27
A ação será próxima ao córrego Barreiro e terá orientações sobre serviços ambientais diversos
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realiza, neste sábado (2), uma intervenção de valoração do fundo de vale do córrego Barreiro, no Conjunto Ernani Moura Lima, região leste de Londrina. Das 8 às 14 horas, a comunidade local participará de plantio de árvores e terá acesso a diferentes serviços ambientais, educativos e de orientação, podendo fazer solicitações e encaminhar suas demandas aos técnicos e servidores da Sema. As atividades contam com o apoio de lideranças e representantes de associações de bairro e serão concentradas na área localizada entre as ruas Antônio Gomes Santiago e João da Silva Godoy.
Durante a ação, será feito o plantio de 80 árvores naquele local, entre espécies nativas e frutíferas. A área de passagem que circunda o fundo de vale receberá plantio de ipê rosa, ipê amarelo e ipê branco. Na Área de Preservação Permanente (APP), mais próxima ao córrego, serão plantadas mudas de diversas espécies nativas.
Os servidores da gerência de Fiscalização Ambiental irão orientar os moradores sobre como encaminhar reclamações e fazer denúncias referentes à poluição ambiental e sonora, maus tratos de animais, entre outras. Já a gerência de Áreas Verdes terá um espaço para instruir a população quanto a questões como os serviços de poda e erradicação de árvores, bem como a doação de mudas.
A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, frisou que o Município tem buscado intensificar a integração com a comunidade e ampliar o diálogo junto a associações de moradores e entidades que já estão mobilizadas, junto ao poder público, para viabilizar as soluções e melhorias necessárias para espaços como os fundos de vale.
Ela contou que a intervenção na área do córrego Barreiro atende a demandas da comunidade da região leste que, além de receber a ação do plantio de árvores no local, poderá registrar suas solicitações e principais necessidades relacionadas a questões ambientais. “A Sema, por sua vez, fará trabalhos educativos, orientações e buscará dar os retornos aos moradores o mais breve possível. Nesse sentido, o envolvimento popular é muito importante para que o espaço seja melhor utilizado e traga mais qualidade de vida e conforto à população. O objetivo é dar continuidade a este trabalho e promover intervenções similares para contemplar todas as regiões de Londrina”, comentou.
Educação ambiental - O ônibus do projeto Biblioteca Móvel Ambiental, desenvolvido por meio do Programa de Educação Ambiental da Sema, também estará no evento promovendo ações educativas para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre questões relativas ao meio ambiente. O veículo abriga um acervo de livros, gibis, revistas e outros materiais educativos, além de possibilitar a exibição de vídeos e filmes, além de momentos para leituras, debates e outras atividades. Entre os temas abordados nas visitas estão o consumo consciente, reciclagem, cidadania e economia de água e energia. Desde seu início, em 2006, o projeto já atendeu mais de 100 mil estudantes da rede municipal.
Foto: Ilustrativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário