Lagomar: escola de educação infantil é inaugurada
2018-01-29 19:46:00 - Jornalista: Genimarta de Oliveira e Joice Trindade
Foto: Guga Malheiros
Lagomar recebe novos investimentos em educação
O Lagomar ganhou mais uma nova escola. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, que foi inaugurada no fim da tarde desta segunda-feira (29) e tem capacidade para atender 440 estudantes na faixa de dois a cinco anos. O espaço é localizado na Avenida Dr Sérgio Vieira de Mello,snº (antiga rua W 5), próximo ao Colégio Municipal Paulo Freire.
Para o prefeito de Macaé, Dr Aluizio, a abertura de mais uma escola é uma resposta coerente para a cidade. "A proposta de uma cidade melhor passa pela educação e em 30 dias abrimos aproximadamente, duas mil vagas na rede municipal. A meta é que toda criança acima de dois anos esteja na escola. Outra medida que vamos implementar no bairro é a criação do Centro de Educação e Esportes do Lagomar, onde vamos oferecer o que há de melhor", frisou.
Já o secretário de Educação, Guto Garcia, pontuou que a inauguração reforça a proposta da pasta de atender todas as crianças acima de dois anos na escola. "A inauguração e ampliação dos espaços escolares consolida a meta da secretaria de reforçar o segmento infantil. Neste mesmo quarteirão, vamos construir mais duas escolas, uma voltada para educação infantil outra do fundamental", destaca.
A inauguração foi aberta pela banda da Secretaria de Educação e contou com representantes da secretaria de Educação, gestores, profissionais de ensino, familiares da professora Norma Shirley da Silva Fernandes, vereadores e convidados.
A diretora da Escola, Simone Lima, lembrou que a escola já está com a secretaria funcionando e os pais que fizeram a pré-matrícula pela internet pode procurar a unidade para confirmação.
- Nossa expectativa é que este seja um espaço de construção, em parceria com a comunidade e os pais dos alunos. Antes, as crianças tinham que sair do bairro, hoje este espaço é delas -, pontuou lembrando ainda que a nova unidade é uma reivindicação antiga do Lagomar, conhecido como um dos bairros mais populosos de Macaé.
Para melhor atender os alunos a escola possui 11 salas de aula, sala de recursos, sala de leitura, refeitório, cozinha, sala de professores, secretaria, banheiros acessíveis e área externa para recreação.
Homenagem
A inauguração foi marcada por homenagens aos familiares da professora que dá nome à escola e futuros gestores da escola. Entre eles estavam Jair Monteiro, que disse que a escolha do nome da irmã emocionou toda família. "Ela deixou um legado muito grande, foi uma professora dedicada e amorosa, hoje nos orgulha muito", disse.
Os irmãos de Norma Shirley, Aloizio Monteiro da Silva, Josemare Monteiro acompanhados das sobrinhas, Adriana Santa Rosa e Tânia Bicalho, fizeram questão de participar da inauguração. "Foi uma honra ter o nome da nossa irmã sendo lembrando e se perpetuando na história da educação de Macaé".
O bairro já conta com as seguintes unidades municipais; Escola Municipal de Educação Infantil Maria Angélica de Oliveira das Dores; Escola Municipal Paulo Freire; de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques; Educação Infantil Ana Cristina Ferreira Azarany e Balneário Lagomar.
História
A professora Norma Shirley da Silva Fernandes nasceu no dia 28 de janeiro de 1948, filha de José Monteiro da Silva e Eunice Claudiano de Melo. Desde cedo, auxiliou na educação de todos os irmãos e se apaixonou pelo magistério, profissão que escolheu e se dedicou durante mais de 25 anos.
Iniciou sua vida profissional na década de 1970 lecionando no Grupo Escolar Educandário Rego Barros, em Conceição de Macabu. Ela foi das primeiras pessoas a enfrentar a viagem até Macaé para cursar a Faculdade de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).
Já na década de 80 ela se mudou para Macaé e lecionou no Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos, situado no bairro Parque Aeroporto, onde exerceu sua profissão até a sua aposentadoria. Entusiasta da leitura, da poesia e da música, a professora cativava os seus alunos com a realização de festivais culturais nos quais cantava músicas do acervo popular brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário