quinta-feira, 26 de abril de 2018

Centro de Reabilitação entrega cadeiras de rodas para pacientes

2018-04-26 11:47:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Ana Chaffin
Karine da Costa Souza, 7 anos, foi a primeira a receber o equipamento
O Centro Municipal de Reabilitação, que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra, entregou, nesta quinta-feira (26), quatro cadeiras de rodas. A pequena Karine da Costa Souza, 7 anos, foi a primeira a receber o equipamento. Sua mãe, Daniela da Costa Silva, 28 anos, conta que a filha nasceu com microcefalia e, por isso, não consegue andar. O espaço, por meio de convênio com o governo federal, ofereceu 83 equipamentos neste primeiro quadrimestre de 2018, sendo 37 cadeiras.
"Não teria condições de comprar uma cadeira dessa. Além disso, o atendimento foi rápido. Minha filha não consegue sentar, portanto, o equipamento é fundamental para ela", frisa Daniela.

De acordo com a fisioterapeuta Lilian Caldas, o serviço de reabilitação faz, em média, cinco mil atendimentos por mês, nas áreas de fisioterapia respiratória, traumaortopédica, neurológica adulto, vestibular (pacientes que apresentam tontura/vertigem), RPG e terapia ocupacional. Além disso, é realizada assistência aos pacientes amputados e distribuição de órtese, prótese, cadeira de rodas, muletas, bengalas, coletes, extensores, entre outros.

Para ter acesso aos serviços, o usuário deve comparecer à unidade com encaminhamento médico, onde consta solicitação do procedimento específico. Os pacientes com causas mais simples passam por triagem e para os casos de emergência, como pós-cirúrgico e fratura, o atendimento tem início na semana seguinte. Os processos para pedidos de equipamentos devem ser abertos na Coordenadoria de Controle e Avaliação.

O paciente Jorge Paschoal Alves, 58 anos, teve complicações com diabetes e precisou amputar o membro inferior esquerdo. Ele frequenta as sessões de fisioterapia no Centro de Reabilitação há dois meses. "Estou fazendo um tratamento para fortalecer o membro e receber a prótese. Cheguei a fazer o orçamento de um equipamento desse, porém, o custo é alto. Ter a oportunidade de recebê-lo gratuitamente é muito bom", avalia o paciente.

O Centro de Reabilitação funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, S/N° ,Barra de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário