terça-feira, 24 de abril de 2018

Prefeitura forma 480 alunos para o mercado de trabalho

2018-04-24 11:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: João Barreto / Arquivo Secom
Alunos concluíram um dos 24 cursos de qualificação oferecidos no segundo semestre de 2017
A Prefeitura de Macaé realizará, na próxima quarta-feira (25), a partir das 18h, na Cidade Universitária, a cerimônia de entrega dos certificados para os 480 alunos concluintes dos 24 cursos de qualificação oferecidos no segundo semestre de 2017. A solenidade marca não somente a entrega dos certificados às 27 turmas, mas a capacitação desses alunos para o mercado de trabalho em diversas áreas: produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); gestão de negócios; controle e processos industriais; hospitalidade e lazer; e informação e comunicação.
A formatura será no auditório Claudio Ulpiano, bloco A do campus. Receberão o certificado os que concluíram os seguintes cursos: Agentes de Informações Turísticas; Artes em Tecidos e Linhas Feitos a Mão; AutoCad; Barbeiro; Cabeleireiro Avançado; Cabeleireiro Básico; Capacitação para Abordagem em Redução de Danos em Álcool e Drogas; Conversação em Espanhol; Corte e Costura Básico; Cuidador de Idosos; Designer de Sobrancelhas; Educação Financeira; Esculturas em Biscuit; Espanhol Básico; Informática Básica; Manicure e Pedicure; Matemática Básica I; Matemática Básica II; Noções Básicas da Ciência da Medição: Metrologia Industrial Científica e Legal; Noções Básicas de Rotinas Administrativas; Técnicas Avançadas em Tecidos e Linhas Feitos a Mão; Técnicas Avançadas em Esculturas em Biscuit; Técnicas Básicas de Administração e Logística; e Técnicas Básicas para os Serviços de Recepção.

Barbearia foi, este ano, um dos cursos mais procurados entre homens e mulheres. O Cetep ofereceu, pela primeira vez, cursos de técnicas básicas de massagem relaxante e energética, auxiliar de panificação e básico de confeiteiro. Os cursos são ministrados no antigo Cetep, no Centro; na sede do Macaé Facilita, no distrito de Córrego do Ouro; no Copa da Secretaria de Educação e na Cidade Universitária.

Todos os cursos são gratuitos e o objetivo é contribuir para a geração de renda dando oportunidade a quem quer ter uma vida melhor através de uma profissão. A carga horária varia de 24 a 300 horas de aulas sempre com o foco no desenvolvimento de habilidades profissionais de aplicação direta no trabalho.

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação, oferece cursos que suprem a carência das demandas e as potencialidades do mercado de trabalho. O trabalho também é feito através de parceria com empresas do município proporcionando que o aluno treine em ambientes e equipamentos reais. Entre os parceiros estão a Casa do Idoso (Asilo de Macaé) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria Municipal de Saúde.

Só podem se inscrever para os cursos quem tem mais de 16 anos de idade. Os interessados devem ficar atentos à abertura das inscrições, como aconteceu no início deste ano, pois a procura é grande. Foram oferecidas 870 vagas – todas preenchidas e distribuídas nos diversos cursos. Na formatura, o público ouvirá um pouco dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário