domingo, 29 de abril de 2018

Parceria com UFRJ investiga efeito da cafeína em atletas

2018-04-27 17:11:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de atleta pedalando
Foto: Maurício Porão
Pesquisa conta com a participação de 25 atletas de alto rendimento
"Efeito da habituação subcrônica de cafeína na performance no teste contra-relógio em ciclistas" é o tema do estudo realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte (Lapice/UFRJ), em Macaé. A proposta é buscar a melhora da performance atlética. A pesquisa segue até agosto e conta com 25 atletas de alto rendimento.
De acordo com o pesquisador do Lapice/UFRJ e técnico da Secretaria de Esporte de Macaé, Anderson Pontes Morales, a pesquisa tem como maior objetivo estimar a ingestão dietética e medicamentosa de cafeína pelos atletas ciclistas, identificar as variáveis antropométricas e a capacidade cardiorrespiratória máxima desses atletas. Outra finalidade é a de comparar, entre os grupos de ciclistas, as variáveis cardiorrespiratórias e a taxa de oxidação de carboidratos e lipídios durante a execução do teste contra-relógio (16 km).

"Durante os quatro encontros que são necessários para o desempenho da pesquisa, o atleta também pode realizar teste de volume máximo, teste de potência de membros inferiores, exame de bioimpedância, antropometria e avaliação dietética", destacou o técnico de Esportes.

O pesquisador ainda acrescenta que os recursos ergogênicos incrementam a performance, podendo ser classificados como farmacológicos, fisiológicos, psicológicos, mecânicos/biomecânicos e nutricionais.

"De fato, a nutrição adequada contribui para que os atletas suportem as demandas diárias entre treinos e competições. A cafeína vem sendo comumente utilizada de forma aguda antes do treino ou competição na posologia de 3 a 9mg/kg peso corporal. Os seus efeitos são decorrentes, principalmente, na sua ação direta no sistema nervoso central, como um estimulante, incrementando a capacidade física/performance em diversos protocolos experimentais", pontuou Anderson

O pesquisador aponta a lacuna ainda não elucidada na literatura científica, que diz respeito à eficácia da utilização de forma subcrônica do uso de cafeína."Os resultados da pesquisa vão contribuir para a elaboração do planejamento dietético do nutricionista, especialmente no tocante da suplementação de cafeína para a melhor compreensão do metabolismo, bem como seu uso como recurso ergogênico no esporte", disse.

A equipe de pesquisadores que atua também na Secretaria de Esporte já conta com diversos artigos científicos publicados internacionalmente e, com isso, vem melhorando o desempenho dos atletas do município e região. A pesquisa tem como coordenadores a professora doutora Beatriz Gonçalves Ribeiro e o professor doutor Tiago Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário