Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será lembrado em Macaé
Em Macaé, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não passará em branco. Na próxima sexta-feira (3), uma ação está sendo preparada pela Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Será pela manhã, das 9h às 11h, no Parquinho da Lagoa, próximo ao Beco das Artes, na entrada da Praia do Pecado.
Responsável pela Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, Nichollas Martins explica que o objetivo da programação é promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência.
"A ação contará com a participação de crianças com disfunções neuromotoras e sensoriais de 02 a 15 anos de idade, que são atendidas na Unidade da Casa da Criança e do Adolescente, assim como a participação das famílias acolhidas pelo movimento Motivados pelo Autismo Macaé, o MOPAM, que tem como missão o acolhimento das famílias de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras deficiências, além de buscar conscientização sobre o autismo e buscar por políticas públicas no município de Macaé", explica Nichollas.
Entre as atividades lúdicas estão apresentação de capoeira, circuito, cabo de guerra, brincadeiras com bolas, petecas, bolhas de sabão e outras. Uma das responsáveis e fundadoras do Mopam, Lúcia Anglada, fala da importância do olhar e acolhimento para as famílias de autistas e destaca a luta de pessoas com deficiências diversas.
"O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem a importância de destacar a luta pela visibilidade dessa parcela da população que é cidadão do mundo também, além de trazer um pouco de dignidade para as pessoas e famílias que convivem com pessoas com deficiência (PCD). O MOPAM participará do evento levando suas famílias para que possam usufruir das brincadeiras, socializar e levar um pouco de conscientização sobre o autismo e a importância dessa data", observa Lúcia.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Celebrado a cada 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de proporcionar uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar destas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário