sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Castramóvel chega ao bairro do Benguí com mais de 400 cirurgias agendadas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 07/12/2016 17:28

  • / PREVENÇÃO / 07/12/2016 17:28

    Quando realizadas precocemente, as castrações permitem não apenas o controle populacional, como também auxiliam no controle das zoonoses


O Castramóvel, veículo itinerante adquirido pela Prefeitura Municipal de Belém para realização de castrações de cães e gatos nos bairros de Belém, está instalado na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Benguí II. Durante o tempo em que vai permanecer lá, realizará cirurgia nos mais de 400 animais cadastrados previamente pelo Centro de Controle de Zoonoses. 
“Com capacidade de realizar até duas cirurgias simultaneamente, fazemos cerca de 220 castrações por mês no Castramóvel. Então, levando este serviço até as unidades, otimizamos o procedimento e facilitamos o acesso para a população”, ressaltou o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Altevir Lopes. 
A professora Laila Costa, 29 anos, ficou feliz com a oportunidade de poder realizar a castração dos seus animais gratuitamente. “Sou cuidadora independente de animais. Sempre estou resgatando cães e gatos, cuidando e dispondo para adoção. Tudo isso requer um custo e uma castração não custa menos de 500 reais”, contou Laila, enquanto aguardava a vez de seus quatro gatos. “Levar a realização da cirurgia para mais próximo da população, principalmente em bairros periféricos, é muito importante. Pois sabemos que muitas pessoas nem sabem o que é a castração e quais os seus benefícios”, acrescentou. 
Entre os locais já visitados pelo veículo itinerante, estão o bairro do Guamá e o distrito de Outeiro. “Esta cirurgia possui grande importância, pois além de permitir o controle populacional, também auxilia no controle de zoonoses. Ela traz benefícios não só para os animais, como também para os seus donos”, frisou o médico veterinário George Carvalho. 
Quando realizadas precocemente, as castrações também ajudam a prevenir câncer de mama e infecções uterinas nas fêmeas, e tumores venéreos e lesões de próstata nos machos, além de aumentar a expectativa de vida dos animais.   
A cirurgia de castração pode ser agendada diariamente no Centro de Controle de Zoonoses, com a apresentação de documento de identificação e comprovantes de renda e residência do proprietário.
Serviço: O cadastro para a castração dos animais é realizado no CCZ, de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h, e de 14h às 17h,  e o serviço é oferecido gratuitamente para pessoas com renda abaixo de dois salários mínimos. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Augusto Montenegro, km 11 (ao lado da UPA de Icoaraci). Telefones: 3227-2088, 3247-3001 e 3344-2350.
Texto: Andreza Carvalho
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário