sábado, 31 de dezembro de 2016

Educação: retrospectiva 2016

29/12/2016 14:36:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de três integrantes da equipe de robótica
Foto: Arquivo Secom
Macaé está entre as melhores equipes de robótica do país
A valorização da Educação e a Gestão Democrática são marcas da rede municipal de ensino, cujos resultados comprovam as ações positivas implementadas. Macaé conta com cerca de 4 mil professores e 7 mil funcionários que atendem cerca de 40 mil alunos. Neste ano, foram mais de 8 mil novos alunos e todas as crianças acima de dois anos estão em sala de aula.
A pasta conquistou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da história do município; lançou o Portal do Aluno com todas as informações escolares online; implementou a gestão compartilhada no Colégio Maria Isabel; investiu em ações de Integração entre a família e a escola; implantou o Polo Esportivo da Ajuda; ampliou o Centro de Formação com mais cursos de formação profissional para melhoria do processo de ensino; fez parcerias em prol da melhoria do espaço escolar, entre outros.

A Educação foi premiada com a Medalha Brasil Suíça em Educação e Certificado de Qualidade Total destinada aos 50 melhores secretários de Educação do país. No Estado do Rio, Macaé ficou em segundo lugar no ranking. No geral, Macaé garantiu a 11ª colocação no país. Projetos como Atletismo, Corfebol e Robótica também receberam prêmios. Confira as principais ações deste ano:

Retrospectiva

Ideb - 
A rede municipal comemora, em 2016, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC/Inep). O resultado colocou Macaé em 14º lugar no Estado do Rio, obtendo o melhor resultado da história. A cidade avançou em mais de 20% no segundo segmento do Ensino Fundamental 2.

Das 44 escolas dos anos iniciais (5º ano do Ensino Fundamental 1) apenas quatro reduziram o Ideb, tiraram na prova Brasil média 6,26, subindo de 5.2 (resultado do ano letivo de 2013) para 5.6 (referente ao ano de 2015). Das 21 escolas dos anos finais (9º ano do Ensino Fundamental 2), apenas uma desceu um décimo apenas, de 4,1 para 4,0, tendo como média da prova Brasil 5,4. Macaé avançou em mais de 20% no segundo segmento do Ensino Fundamental 2. O maior Ideb da história: 5,6.

Portal do Aluno - Uma das conquistas da rede municipal, em 2016, foi o Portal do Aluno que está disponível na página principal do site da prefeitura. Macaé se destaca na região por disponibilizar a nova ferramenta digital que fornece de forma mais objetiva informações sobre o cotidiano escolar como: calendário, horário das aulas com respectivos turnos e quadro das disciplinas com nomes dos professores, notas, frequências, relatórios específicos do segmento Infantil, resultados e aproveitamentos.

Plano de Cargos - Bolsa do Servidor - Entre as ações desenvolvidas pela Educação estão o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que garante o maior salário do estado para os profissionais e a criação do Centro de Formação Continuada Carolina Garcia, oferecendo cursos de qualificação para todos os profissionais do ensino. O ano também foi marcado pela implantação da Bolsa Servidor, oportunizando graduação em convênio com a Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima).

Secretaria de Educação - O órgão recebeu a Medalha Brasil-Suíça em Educação e Certificado de Qualidade Total. A premiação é destinada aos 50 melhores secretários do país, avaliados e classificados na pesquisa de utilidade pública realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD), nas áreas de Educação e transparência.

Gestão Compartilhada - A secretaria atuou na implantação de um novo modelo de gestão compartilhada no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, com comissão de pais, funcionários e alunos. O processo de Gestão Compartilhada foi implantado após o afastamento da direção no final de outubro. Com cerca de mil alunos, a escola, que fica no centro da cidade, é uma das maiores do município, atende a turmas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e turmas de Correção de Fluxo.

A unidade ganhou reforço na orientação pedagógica e educacional e junto com o Setor de Assistência Social e a Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD) a equipe realizou dinâmicas com estudantes. Os alunos foram beneficiados com oficinas e cursos. A direção compartilhada preparou o calendário anual da escola e trabalhou na adequação dos horários das aulas, sempre com o foco em priorizar as necessidades dos alunos.

Polo Ajuda - A pasta inovou com a implantação do Polo Educacional da Ajuda, um complexo poliesportivo que se tornou referência para dois mil estudantes e três mil pessoas da comunidade escolar dos bairros: Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Engenho da Praia, Lagomar, Planalto da Ajuda e Bosque Azul. O polo funciona sobre a gestão compartilhada de cinco escolas da rede e é utilizado para aulas de Educação Física e as ações extracurriculares das unidades escolares do município. No local, voluntários dos bairros oferecem durante toda semana aulas de futebol e futsal para crianças e jovens das comunidades.

Conselhos Escolares - Macaé se destacou, em 2016, por instituir oficialmente os conselhos escolares nas unidades municipais. Em novembro, foi sancionada a Lei municipal 4.271-2016. A composição dos conselhos escolares contará com representantes eleitos para um mandato de dois anos, com direito a reeleição por mais um ano. O conselho é formado por membros da comunidade atendida: alunos regularmente matriculados, pais ou responsáveis e representantes da comunidade local aprovados pelos atendidos pela unidade, além de profissionais da escola. Seguindo determinação legal, os conselhos escolares vão atuar de forma representativa da comunidade escolar e local servindo de apoio à direção das unidades municipais.

Eleição Direta - Criação do colegiado de diretores que representa todos os diretores da rede; eleição dos diretores, que passou por realização das campanhas nas escolas municipais e análise da apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar para votação dos candidatos, sendo organizada e acompanhada pela Comissão Eleitoral. Ao todo, 106 diretores receberam o certificado de posse para preencher as funções durante o triênio 2016, 2017 e 2018.

Ação Transformação - Em 2016, foi lançado o Programa AÇÃO TransformAÇÃO que desenvolveu ações junto às escolas municipais, instituições, universidades, e empresas. O objetivo do programa é contribuir na transformação dos espaços escolares. Realizado em 20 escolas do 6º ao 9° ano, o AÇÃO TransformAÇÃO também tem como foco aumentar a inclusão social dos adolescentes e jovens e reduzir as formas de violência na escolas.

Centro de Formação Carolina Garcia - Em um ano de funcionamento o Centro de Formação Carolina Garcia se consolidou no município. Foram oferecidos 43 cursos de Formação Continuada, com um total de 2373 inscritos, dos quais 1863 concluíram as atividades. O espaço promoveu 23 outros cursos e eventos com a participação de 881 pessoas. Foram 17 novos cursos implantados, além de abrir as portas para a comunidade com o projeto "A arte de viver: Educação além do Chronos e Yoga. O ano também foi marcado pela primeira edição do projeto Memória Educa que está resgatando a história de professores aposentados da cidade. Na primeira etapa, 18 professores contaram suas histórias e foram homenageados. A meta do projeto é reunir pelo menos 100 depoimentos e lançar um livro impresso, registrando uma parte da memória da cidade. A primeira parte do livro digital já está disponível na internet.

Classe Hospitalar - O programa "Classe Hospitalar" conseguiu manter os vínculos educacionais das crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola por motivo de doença, contribuindo para reintegração à escola após alta do hospital. Até o segundo semestre letivo, foram atendidas cerca de 600 crianças na Classe Domiciliar. Neste ano, também foi desenvolvido atendimento domiciliar para aproximadamente 200 alunos, que mesmo com alta no hospital, não tiveram condições de saúde para frequentar as escolas municipais.

Projeto Escola Legal-Frequência Total - De olho nos alunos faltosos, a rede municipal registrou no setor do Serviço Social da Secretaria de Educação, neste ano letivo, um total de 970 atendimentos com pais e responsáveis pelos estudantes. O trabalho aconteceu nos três mutirões de Combate à Evasão Escolar, programação realizada nos pólos das 107 escolas municipais. A ação faz parte do projeto "Escola Legal-Frequência Total" que tem como objetivo assegurar a permanência do aluno na sala de aula. É considerada evasão, a situação em que aluno apresentar cinco faltas consecutivas ou 10 alternadas.

Empe amplia democratização - O Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe) contou com os auxiliares de serviços gerais, porteiros, merendeiras, auxiliares de serviços escolares, professores e equipes gestoras da rede. A programação, realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em setembro, foi marcada por palestras com especialistas em Educação e pelo lançamento dos núcleos para auxiliares de serviços escolares, gerais e porteiros. A iniciativa visa o fortalecimento das categorias ampliando a democratização da organização do trabalho dos que atuam nas 107 escolas municipais.

Corfebol - A prática no município tem despontado atletas: quatro jovens jogadores das unidades municipais Sana e Pedro Adami, que integraram a seleção brasileira da modalidade, faturaram medalha de ouro no Torneio Latino Americano de Corfebol, em Montevidéu. Outro evento internacional foi Torneio Hermandad de Corfebol, realizado, em julho, na Argentina. A proposta é levar a equipe de Macaé para o Panamericano de Corfebol, na República Dominicana.

Atletismo - A rede municipal está se consolidando como celeiro de atletas. A modalidade desenvolvida, em Macaé, está crescendo no cenário nacional, com base na história do projeto de Atletismo realizado no Ciep Municipal Maringá e eventos como Jogos Escolares da Juventude, Campeonato Brasileiro Sub-16 Interclubes, Jogos Estudantis do Rio de Janeiro e Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18. Diante das competições, Macaé ocupa o ranking nacional com apresentação das 20 melhores marcas do país. As classificações asseguram que os estudantes competidores da rede municipal participem, em 2017, das melhores competições do país.

Robótica - Macaé está entre as melhores equipes de robótica do país, com a participação em torneios municipais, regionais e estaduais. Uma das vitórias foi da equipe Serratec Nasa que integrou alunos da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes durante a Olimpíada Brasileira de Robótica promovida em Recife. Os bons resultados garantiram medalhas e certificados aos estudantes da região serrana.

Além disso, os representantes da Escola Municipal Eda Daflon (Imbetiba) foram destaques com a terceira colocação na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Outra conquista da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes foi o troféu "Pesquisa e Inovação". As duas equipes conquistaram vagas que asseguram a participação na etapa nacional prevista para acontecer, em março de 2017, em Brasília.

Os estudantes do Colégio Aplicação (CAp) também fizeram bonito. Eles ganharam o prêmio Core Values, onde são avaliados valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo .

Educação Inclusiva - São 77 professores de Atendimento Especializado ao Escolar que assistiram cerca de 800 alunos em 52 salas multifuncionais. Além das salas multifuncionais a rede atendeu alunos em todas as escolas em salas regulares com apoio dos auxiliares de serviços escolares que acompanham os alunos diariamente durante as aulas ajudando e contribuindo na aprendizagem. Os alunos com diagnóstico de super dotação participaram de oficinas ofertadas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) no Campus de Macaé para enriquecimento dos alunos, nas áreas de Química, Física e Meteorologia, e cursos de idiomas ministrados na Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

As quatro unidades do Centro de Apoio ao Escolar (Cemeaes) atuaram como parceiras das escolas municipais.

"Cuidar de quem Educa" - Lançado em julho, o projeto atendeu 12 escolas da rede municipal. Em quatro meses, foram atendidos 2415 pais e servidores das unidades municipais com palestras, dinâmicas de grupo, testes, orientações e técnicas de avaliações na área de saúde.

Trabalho Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem - Atende alunos que apresentam necessidades de estratégias e oportunidade diferenciadas que promovam a aprendizagem nas dificuldades escolares, transtornos da aprendizagem, transtornos emocionais e da comportamento da infância e adolescência. Em 2016, foram atendidos nas salas de Apoio Pedagógico Especifico (APE) 415 alunos, 171 encaminhados para atendimento especializado em 52 escolas da rede publica de ensino, atendendo cerca de 600 alunos.

Escolas inauguradas - Escola de Imboassica - 23/02/2016; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Esméria Pereira Reid dos Santos (Engenho da Praia) - 25/02/2016; Ciep Municipalizado Prof. Darcy Ribeiro (Nova Holanda) - 04/03/2016, Anexo do Colégio Renato Martins- Sonia Regina de Souza Lapa (Ajuda); Anexo Escola Estadual Municipalizada Ciep Leonel de Moura Brizola - 4/03/2016; Escola Municipal de Educação Infantil Marlene Diniz Caldas (Piracema) - 19/02/2016; Escola Municipal de Educação Infantil Amacorin (Ajuda) 10/03/2016; Escola Municipal Maria Cristina Castelo Branco Cruz São Sebastião dos Assentamento Celso Daniel - 31/03/2016; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida (Aeroporto) -31/03/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário