quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Solar dos Mellos: retrospectiva de 2016

29/12/2016 12:56:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do Solar dos Mellos
Foto: Rogério Peccioli
Diversos eventos marcaram atividades desse ano no Solar dos Mellos
O ano de 2016 foi recheado de atividades desempenhadas por profissionais do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, órgão vinculado à Fundação Macaé de Cultura. Foram lançamentos de livros, exposições, mostras de filmes, palestras e visitas guiadas a locais históricos da cidade.
Em maio, em parceria com o Sesi, o Solar promoveu exibição da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio e apresentação de dueto musical: violino-violoncelo, em agosto. Em setembro, a mesma associação lançou o livro "Nos Caminhos da Cultura – Como o Sesi Cultural está transformando a realidade das cidades".

Em junho houve o lançamento do livro "As Meninas do Castelo", escrito pela professora Regina Céli. Já em outubro, parceria entre mãe (Mariúcha da Silva, 36 anos) e filha (Cecília Silva, 9 anos) promoveu o lançamento do livro infantil "Duas Marias".

Inaugurada no final do mês de junho, na sede do Parque Atalaia, pela parceria entre a Secretaria de Ambiente e o Solar dos Mellos, a sala de exposição "Memória das Águas" valoriza a história do município e promove exaltação às belezas da Mata Atlântica, proporcionando meios de engrandecer o ambiente.

Num espaço de 30 metros quadrados, o local expõe 10 fotos clicadas nas trilhas do Parque Atalaia pelo fotógrafo e gestor ambiental Rogério Peccioli, além de quatro painéis com textos sobre a captação de água desse bosque.

Em outubro, aconteceu o lançamento da obra 'Disse Adeus às Ilusões e Embarcou para Hollywood', do teatrólogo Ricardo Meirelles. Peça interpretada por intermédio da leitura dramatizada das atrizes Priscila Vieira e Fátima Jorge, no auditório Washington Luis (Solar).

Também aconteceram a mostra de filmes pela 14ª Semana Nacional de Museus, em maio. Filmes foram assistidos e debatidos durante uma semana. O foco da programação foi a valorização das culturas e da diversidade paisagística das várias regiões brasileiras. Em outubro, foram exibidas a mostra de curtas, promovida pela Cia Grotoskos, entre eles o filme Carijó.

Duas palestras do Projeto Professor Investigador ocorreram no auditório Washington Luís: uma sobre Educação Patrimonial, ministrada pelo professor da UniRio João Bosco Cardoso, em julho, e outra sobre Práticas Patrimonializantes e objetos patrimonializados promovida pela professora Márcia Chuva, em agosto.

A professora de História Tatiana Costa de Souza ministrou palestra, em maio, sobre a historiografia do bairro Aroeira e sua importância para a cidade de Macaé. O tema foi: "Santana na Paisagem Cultural Macaense".

Outra ação cultural foram as Visitas Guiadas realizadas durante o ano todo, com a participação de 1.681 alunos e professores de 25 instituições de ensino. A atividade foi realizada nos dias de semana, no Solar dos Mellos, Câmara Municipal, Forte Marechal Hermes, sociedades musicais Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora e na Igreja de Santana.

No projeto 'Lugares de Memória', a fazenda Ayris, em Córrego do Ouro, e o Parque Atalaia também foram locais das visitas de centenas de pessoas, nos domingos de alguns meses. Os projetos foram coordenados pelo professor de História Bruno Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário