quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Prefeitura abre período de matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/12/2016 16:22

  • A partir desta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Belém dá início às matrículas de alunos novos na rede municipal de ensino, nos níveis da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O período vai até o dia 28 de dezembro


A partir desta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Belém dá início às matrículas de alunos novos na rede municipal de ensino, nos níveis da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O período vai até o dia 28 de dezembro.
Para o ano letivo de 2017, foram abertas 6.500 vagas para novos alunos do ensino fundamental e mais 5.000 novas vagas para atender as crianças de 0 e 5 anos, estudantes da educação infantil.
Ao todo, a Prefeitura disponibiliza 75 mil vagas na rede, sendo 52 mil para o ensino fundamental e 23 mil para atender alunos da educação infantil. O período de rematrícula dos alunos já pertencentes a rede municipal de ensino foi até o dia 20 de dezembro.
Para realizar a matrícula, o responsável deve ir até a escola em que pretende que o aluno estude apresentando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou Registro Geral; comprovante de residência; ressalva ou histórico escolar se for remanejado de outro município ou da rede estadual e carteira de vacinação (para a educação infantil). O começo das aulas na rede municipal está marcado para 19 de janeiro de 2017.
Expansão da rede
Em 2013, a rede municipal de Ensino era composta por 189 espaços educacionais, entre escolas, unidades de ensino infantil (antigas creches), unidades pedagógicas e subvenções. Em quatro anos, a rede expandiu para 217 espaços educacionais.
De acordo com a Diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Socorro Aquino, “nos últimos anos, foram feitos investimentos em climatização, melhorias na merenda escolar e transporte, incentivo ao lazer, ao esporte e também à inclusão social. Havia pouco mais de 400 alunos com deficiência em 2013, este número chegou a 2.260 alunos especiais matriculados na rede em 2016”.
Também foi dada prioridade ao atendimento educacional em tempo integral, somando hoje 49 escolas que já contam com este regime de ensino. Em 2013, a rede tinha apenas uma escola de tempo integral.
“Todo o avanço foi conquistado pela aquisição, reforma, ampliação e construção de novos espaços educacionais. No total, 25 novas escolas foram entregues desde 2013, destas, 21 foram para educação infantil”, destacou Socorro.
Nos próximos anos, a Prefeitura irá entregar mais 19 escolas à população, acrescentando cerca de 4.500 novas vagas à rede municipal de ensino.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Arquivo-Agência Belém
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário