quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Prefeitura do Recife transforma área degradada em opção de lazer para comunidade em Boa Viagem

img_alt
Situada às margens da Via Mangue, a comunidade Ilha do Destino tem agora uma nova área de lazer com cerca de 900 metros quadrados. As ações foram realizadas pela Emlurb com o apoio dos moradores (Foto: Cortesia)

Com o apoio de moradores, lideranças comunitárias e estudantes, a Prefeitura do Recife transformou em área de lazer um antigo terreno baldio, localizado na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, na Comunidade Ilha do Destino, em Boa Viagem. O espaço de aproximadamente 900 metros quadrados, antes degradado pelo descarte irregular de lixo, tornou-se uma opção de convivência para crianças e adultos na localidade. A iniciativa, executada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), foi concluída nesta terça-feira (27/12).

As ações foram desenvolvidas durante dois meses pelos agentes da Assessoria Socioambiental (ASA) da Emlurb, que realizaram vistorias no local e reuniões com a comunidade, incluindo funcionários e alunos da Escola Municipal Karla Patrícia. Neste período, foram feitas centenas de abordagens porta-a-porta pelas ruas, com distribuição de material informativo sobre o funcionamento da coleta domiciliar e a importância de evitar jogar lixo nas vias públicas.

Para dar início às obras de requalificação, foi necessária a remoção de seis caçambas lotadas de entulhos. A partir de agora, o espaço conta com uma estrutura adequada para brincadeiras, prática de esportes, lazer e convívio da comunidade. Toda a área do terreno foi preenchida com areia fina e cercada com pneus reciclados, coloridos com ajuda dos próprios moradores.

A Emlurb executou serviços de poda nas árvores existentes; plantou novas mudas; construiu um minicampo de futebol; instalou brinquedos e papeleiras; colocou bancos e mesas de jogos feitos com concreto e madeira reaproveitada e também instalou postes e luminárias para clarear o novo espaço público durante a noite.

O treinador de futebol Isaac Alberto foi um dos moradores que ajudou na realização do projeto e vibrou com a entrega do novo espaço. “Eu trabalho ensinando futebol às crianças da comunidade e faz muito tempo que a gente tinha a ideia de fazer um campinho neste terreno. Antes os meninos daqui jogavam bola e no meio da rua, entre os carros, agora eles têm um espaço ideal,” comemorou.

Na manhã de ontem, a entrega do espaço contou com a participação da Companhia de Teatro Rosa dos Ventos da Emlurb. De maneira descontraída, os atores usaram música, poesia e brincadeiras para falar sobre cidadania, meio ambiente, limpeza e reaproveitamento de materiais recicláveis, animando as pessoas que acompanhavam a inauguração, como a dona de casa Estella Silva. “O bom é que agora a gente tem uma área de lazer para os nossos filhos bem perto de casa. Agora cabe a nós todos da vizinhança manter este espaço bonito desse jeito,” disse a moradora.

O articulador socioambiental da Emlurb, Paulo Soares falou sobre o resultado da ação. “É muito gratificante ver que a comunidade gostou do resultado de nosso trabalho. Trabalhamos na requalificação do espaço, sempre focados no reaproveitamento de materiais recicláveis. Esta ação também colabora diretamente com a preservação do meio ambiente, pois agora, sem o despejo constante de entulhos neste local, essa parte do mangue não será mais prejudicada”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário