quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Polo da Ajuda atende cerca de dois mil alunos da rede municipal

28/12/2016 12:07:00 - Jornalista: Joanna Benjamin
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Divulgação-Educação
Voluntários dos bairros oferecem aulas de futebol e futsal para crianças e jovens das comunidades
O Polo da Ajuda se tornou referência para estudantes e comunidade escolar. O espaço, que atende cerca de dois mil alunos da rede pública de ensino, está de portas abertas também para as comunidades do Lagomar, Engenho da Praia, Planalto da Ajuda de Baixo e de Cima e Bosque Azul. Neste ano de 2016, desde sua inauguração, a quadra poliesportiva beneficiou cerca de três mil pessoas. O polo funciona com gestão compartilhada de cinco escolas da rede e é utilizado para aulas de educação física e ações extracurriculares das unidades escolares. No local, voluntários dos bairros oferecem, durante a semana, aulas de futebol e futsal para crianças e jovens das comunidades.
Segundo o professor de futsal, voluntário do Grupo Jovem da Igreja Católica São José Operário/Capela Santa Clara, Helder Antônio Marins, mais conhecido como Mãozinha, as aulas de futsal atendem jovens de 16 a 18 anos e cerca de 30 alunos usam a quadra todos os sábado das 7h às 9h. "Estou nesse projeto há oito meses, trabalhando com jovens. O futsal é uma boa oportunidade de convivência."

Já Sônia Maria de Oliveira, treinadora do projeto Fundação Soninha, afirma que a quadra poliesportiva tem proporcionado bons momentos à comunidade que, hoje, possui boa estrutura para desenvolver suas atividades voluntárias. "Trabalho, há 19 anos, na Ajuda com crianças de 6 a 15 anos. Atendo cerca de 70 crianças e jovens entre meninos e meninas com aula de futsal. Durante todo esse tempo que trabalho voluntariamente com a comunidade, já saíram alunos meus para jogar no Vasco da Gama, Flamengo e Vitoria da Bahia. O Esporte é uma oportunidade para jovens e crianças".

Para o ano letivo de 2017, a proposta é intensificar o atendimento no Polo de Educação Esportiva nos finais de semana com atendimento às escolas e população para eventos como Dia da Família na Escola, que faz parte do calendário da rede municipal, além de feiras de Gastronomia e Agricultura Familiar.

De acordo com a coordenadora do Polo, Maria Helena Salles, o local é uma oportunidade para desenvolver trabalhos extras com os estudantes e a comunidade como: valores, motivação e cidadania, contribuindo com a formação do aluno e vida saudável dos moradores. A quadra poliesportiva coberta tem toda estrutura para receber alunos e a comunidade com vestiários, secretaria e estacionamento. "O Polo Educacional atende cinco escolas da rede: Colégio Municipal Elza Ibrahim, Escola Municipal de Educação Infantil Laura Sueli de Campos Bacelar, Escola Municipal de Educação Infantil Amcorin, Escola Municipal Renato Martins, e Escola Municipal Sonia Regina de Souza Lapa dos Santos", informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário