RETROSPECTIVA 2016

OBRAS, MOBILIDADE, SOCIAL, CULTURAL | 26/12/2016
    Relembre os principais acontecimentos do Porto Maravilha em 2016. Inaugurações, conquistas e a conclusão de muitas obras que transformaram o Rio em uma cidade melhor.
    O Rio de Janeiro e o Centro Histórico ganharam mais uma área revitalizada pelas obras do Porto Maravilha. A Prefeitura do Rio devolveu à população a Praça dos Expedicionários, espaço de 13 mil metros quadrados na Avenida Presidente Antônio Carlos.
    Prefeitura do Rio cede espaços aos grupos Remanescentes da Tia Ciata e Centro Cultural Pequena África no Mictório Público e na Casa da Guarda.
    Uma das primeiras escolas de samba do Brasil, fundada em 1932 na Região Portuária, a Vizinha Faladeira conquistou o primeiro lugar da Série C do Carnaval carioca com o enredo “Assim Caminha a Humanidade”.
    Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, teve a candidatura aceita pelo Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
    Acordo celebrado entre a Prefeitura do Rio e o Comando do 1º Distrito Naval no processo de demolição do Elevado da Perimetral permitiu a criação do passeio na parte central da Orla Conde com 23.627 m², mobiliário urbano e paisagismo diferenciado.
    O espaço de 1 km de extensão e 57.000 metros quadrados (m²) resgata área da cidade que por décadas sofreu com o efeito da sombra do Elevado da Perimetral e agora retorna à população como parque arborizado dedicado ao lazer e à prática de esportes ao ar livre, com via de passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
    Obras do Porto Maravilha revitalizam conjunto arquitetônico da área que testemunhou marcos da história do Brasil e dão à cidade espaço de 77.978 m² para nova ocupação cultural, prática de esportes e tráfego livre para pedestres e ciclistas.
    O VLT Carioca foi inaugurado no domingo, 5 de junho, dia nublado e com chuva mas, que não intimidou a população que veio de diversos cantos da cidade para conhecer e andar no novo meio de transporte do Rio.
    Maior túnel rodoviário urbano do País faz parte da Via Expressa, que ligará a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói ao Aterro do Flamengo.
    Trecho entre os armazéns 6 e 8 tem 21.861 m² de área de convivência, espaço para eventos e prática de esportes.
    CET-Rio estima fluxo diário entre 20 mil e 30 mil veículos na nova Via Expressa sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói.
    Maior mural do mundo pintado por um único artista retrata cinco rostos que representam povos nativos de cada continente como os cinco aros olímpicos para mostrar importância de tolerar diferenças, da união dos povos, dos costumes e das religiões.
    O Porto Maravilha abrigou o Boulevard Olímpico, o maior Live Site da história dos Jogos Olímpicos. O projeto da Prefeitura do Rio transmitiu as principais competições esportivas e promoveu eventos diversos.

    Largo da Candelária marca abertura completa da Orla Conde
    05/08/2016

    O Largo da Candelária, área escolhida para instalação da Pira Olímpica pela primeira vez fora do estádio, fica entre a Praça XV e a Praça Barão de Ladário. Tem 42.463 metros quadrados (m2), 480 metros de extensão e 6.400 m² de área plantada em 50 novos jardins.
    O RUA citylab é um laboratório urbano que atua em quatro frentes principais: coworking (conceito de compartilhamento de espaços de trabalhos), oficinas, eventos e galeria de arte. Os produtores querem incentivar projetos que pensem a cidade e a rua.

    AquaRio abre as portas
    04/11/2016
    A Orla Conde ganha um importante equipamento cultural e de pesquisa científica. O Aquário Marinho do Rio abriu as portas ao público na Praça Muhammad Ali, na Gamboa. O espaço de visitação pública, 100% privado, tem 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água.
    O Santo Cristo ganhou parque urbano Ernesto Nazareth com plantas nativas e, futuramente, mobiliário urbano inovador com locais para descanso, trabalho, apresentações artísticas e alimentação.