Presidente do DER-RJ
vistoria obra da RJ 196
O prefeito Armando e o presidente do DER fiscalizam as obras de recuperação |
Com o objetivo de vistoriar as obras de recuperação de rodovias da região, o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), Henrique Ribeiro, esteve em Quissamã nesta sexta-feira (30/9). Na ocasião, Henrique e o prefeito Armando Carneiro concederam entrevista à rádio local, onde falaram sobre a visita de inspeção às obras da RJ 196, que liga Quissamã a BR 101.
A RJ 196 está passando por obras de recapeamento asfáltico e de construção de acostamento. De acordo com o presidente do DER as obras foram iniciadas há pouco mais de um ano e a vistoria ao local teve como objetivos identificar os problemas que têm causado atraso no término da mesma, e também para dar o devido atendimento e acelerar o processo de conclusão.
Na oportunidade, o prefeito Armando Carneiro ressaltou que outra solicitação de Quissamã ao Governo do Estado, permeia pela pavimentação de aproximadamente 7km da extensão da RJ 178, trecho que liga Quissamã a Dores de Macabu (distrito de Campos dos Goytacazes). Sobre esta obra, o presidente do DER explicou que foi necessário fazer estudos que permitissem chegar a uma solução a respeito do solo mole e com dificuldades de drenagem, que é característica desta estrada. “O estudo de viabilidade da obra para a localidade também levou em consideração o deslocamento e o interesse da população. Já chegamos a uma possível solução para o problema do solo e todo o estudo já faz parte de um projeto do Governo do Estado”, disse Henrique, ressaltando que esta obra foi solicitada pelo executivo municipal de Quissamã e de Campos.
“Esta é uma obra importantíssima para o desenvolvimento do comércio local ligado a agropecuária e para facilitar o deslocamento dos estudantes do município às principais universidades da cidade vizinha. Com a obra, o quissamaense poderá encurtar o trajeto até Campos, já que por Dores de Macabu, o cidadão vai percorrer 54km, enquanto que pela BR esse percusso é de 87km”, destacou o prefeito, informando ainda a necessidade estratégica da realização da pavimentação da 178 para a instalação do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado.
Australiano acompanha
execução de obra em BF
técnica ao local da obra, também estiveram a prefeita
de Campos dos Goytacazes Rosinha Garotinho,
técnicos e assessores das prefeituras dos dois
municípios, além de funcionários das
empresas envolvidas no consórcio.
O engenheiro australiano Greaeme Macllwain, que participou da concepção do projeto básico do sistema sand by pass do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado vai acompanhar o detalhamento e execução do projeto. A intenção do engenheiro criador do sistema, é seguir toda a execução da obra até o funcionamento do sistema. O engenheiro chegou na terça-feira (27/9), e nos próximos dez dias, vai permanecer trabalhando em conjunto com engenheiros do Consórcio Terra e Mar.
O sand by pass é a estrutura para transpasse de sedimentos, com tecnologia pioneira no Brasil. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Carneiro, que esteve com os engenheiros e outras autoridades no local da obra, ressalta que o sistema que será implantado é semelhante ao sistema utilizado na Austrália. “Até os seis meses de funcionamento, o by pass vai ser gerenciado pelo consórcio, como está no contrato. Para depois deste período está sendo estudado como constituir uma empresa para assumir a gestão tanto do by pass como da navegabilidade do canal”, explicou Haroldo.
Ele acrescentou que o modelo de empresa e gestão para gerenciar o sistema e a navegabilidade está sendo discutido pela Prefeitura e pelas empresas envolvidas no Complexo Logístico e Industrial. “Nosso objetivo neste caso é defender os direitos dos pescadores, que vão ser os maiores beneficiados pela abertura do canal”, detalha.
Durante a reunião no canteiro da Odebrecht e a visita técnica ao local da obra, também estiveram a prefeita de Campos dos Goytacazesm Rosinha Garotinho, técnicos e assessores das prefeituras dos dois municípios, além de funcionários das empresas envolvidas no consórcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário