quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CALOR DE MATAR...

Máxima de 43,2 graus no dia

 mais quente do ano no  RJ

 

Segundo meteorologista, desde 1915 não fazia tanto calor no Rio de Janeiro e a temperatura alta deve continuar nos próximos dias. Sensação térmica fica perto dos 50º e a população reclama.

 

No balneário de Rio das Ostras, a  Lagoa da "Coca-Cola" foi o local preferido para os turistas fugirem do calor


A capital do estado registrou na quarta-feira a temperatura mais alta do ano: 43,2 graus Celsius em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica era de 47 graus Celsius. No bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio, a máxima chegou a 41,3 graus.


O dia mais quente do ano tinha sido, até então, 19 de setembro, com registro de 41,6 graus na região da Marambaia, também na Zona Oeste.


  Para a quinta-feira, a temperatura deve cair um pouco, com a chegada de uma linha de instabilidade no Rio de Janeiro. A previsão é que a temperatura oscile entre 36 e 37 graus.


Em Niterói, um termômetro instalado no calçadão da Praia de Icaraí , no sol, marcava 50 graus por volta das 15 horas de quarta-feira. “Realmente está muito quente. Parece até que estamos em uma sauna e vamos derreter”, comentou o empresário Renato Leme, que passeava pelo calçadão da Praia de Icaraí.


Desde 1915, quando começaram as medições de temperatura, não havia feito tanto calor. Segundo a meteorologista Michelle Lima, os dias quentes são característicos do verão, estação que começou na última sexta-feira.  “Além disso, há um sistema de alta pressão atuando na Região Sudeste, impedindo a entrada de frente fria, que ameniza as altas temperaturas”



A sensação térmica, superior à temperatura real, levou muita gente a procurar abrigo em lojas de eletrodomésticos, agências bancárias e shopping centers, que funcionam com o ar-condicionado ligado. “Eu nunca vi um calor como este. Para dormir esta noite foi muito difícil. O colchão estava quente e não corria um vento. Mesmo com dois ventiladores ligados, não consegui dormir direito”, disse a aposentada Eufrásia de Carvalho, de 78 anos, que se refugiou em uma loja de eletrodomésticos na rua Dias da Cruz, no Méier, Zona Norte do Rio. O calor está tão intenso nos dois últimos dias que a água sai quente das torneiras de casas, prédios e condomínios. As praias ficaram lotadas durante todo o dia. 


Previsão – De acordo com o Portal Climatempo, o sol permanecerá até a tarde do dia primeiro de janeiro, porém, pancadas de chuvas são esperadas para o período da tarde por causa do forte calor. A previsão é de forte calor até o dia 4 de janeiro.


Mas para quem pode aproveitar o calor na praia, todo cuidado é pouco. Além do sol, o banhista deve ficar atendo às condições da água e da areia. “Os problemas mais comuns são as gastroenterites e infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta, sendo mais suscetíveis de adquiri-las as crianças, os idosos, e pessoas com baixa resistência imunológica”, alerta o médico dermatologista Reinaldo Bianchinni.


“Por isso, é importante lembrar que todo cuidado é pouco, sobretudo quando falamos de cuidados com o sol. Respeitar os horários quando há maior intensidade de raios ultravioletas, passar protetor solar. Se possível, aplique-o de 15 a 30 minutos antes de entrar em contato com o sol e reaplique o protetor solar sempre que você suar, nadar, ou pelo menos de duas em duas horas. Atenção particular deve ser dada à proteção das mãos, ombros, orelhas, pescoço, nariz, pés, lábios e a área em volta dos olhos. Evite contato com os olhos e pálpebras”, acrescenta o dermatologista Reinaldo Bianchinni. (* com informações da ABR)
No início da tarde de quarta-feira, o termômetro do calçadão da Praia de Icaraí marcava 50 graus Celsius. Foto: Thiago Louza 
 No início da tarde de quarta-feira, o termômetro do
 calçadão da Praia de Icaraí marcava 50 graus Celsius. Foto: Thiago Louza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário