domingo, 23 de dezembro de 2012

QUISSAMÃ É NOTÍCIA


Cuidados com a Dengue devem ser intensificados no verão

População deve manter cuidados durante todo o ano - Foto: Leandro Fernandes/Secom População deve manter cuidados durante todo o ano - Foto: Leandro Fernandes/Secom  O  Ministério da Saúde divulgou no início de dezembro os números do Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de todos os municípios do Brasil. Neste levantamento, o município de Quissamã aparece entre os 48 do Estado do Rio de Janeiro com o índice satisfatório, ou seja, abaixo de 1%, mantendo a população resguardada.


A LIRAa é uma importante fonte de informação no combate à Dengue. Os dados são obtidos periodicamente através do Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes Aegypti, que por sua vez é a relação entre o número de imóveis e o número de focos encontrados nas realizações da inspeção e identificação dos criadouros nas residências e demais imóveis.


Dados da Vigilância em Saúde de Quissamã revelam que os bairros do Centro (0,08%), Canto da Saudade (0,14%), Mathias (0,15%), Caxias (0,30%), Piteiras (0,43%) e Sítio Quissamã (0,64%) encontram-se dentro do IIP satisfatório no último ciclo (período de outubro a dezembro de 2012).


Mesmo com todos os bairros do município resguardados, a Secretaria de Saúde continua alertando a população sobre a intensificação dos cuidados durante o verão, período de muito calor, sol forte e chuvas. Combinação propícia para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.


“Estamos há aproximadamente uma semana do início oficial do verão, contudo a alta temperatura e as pancadas de chuva já começaram e por isso precisamos que cada morador continue fazendo a sua parte. É preciso vistoriar sua residência uma vez por semana a fim de reduzir o número de possíveis criadouros do Aedes Aegypti. São apenas 10 minutos por vistoria. Locais e recipientes com água parada, acumulada e exposta tornam-se potenciais criadouros para o mosquito, que se reproduz com rapidez nestas condições”, explicou o coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Chagas.


Para o coordenador, os cuidados devem ocorrer durante todo o ano, mas nesse período as pessoas devem ficar ainda mais atentas, e seguir as orientações da 'Campanha 10 Minutos Contra a Dengue'. “É importante que mantenhamos os cuidados e que as pessoas não se esqueçam de que o combate à Dengue é uma tarefa de todos. Só assim teremos mais um verão sem Dengue”, finalizou.


A Campanha 10 Minutos Contra Dengue prevê a reserva de 10 minutos por semana para checagem de locais onde o mosquito pode colocar seus e ovos e se proliferar como caixas d'águas, galões, poços e tambores; calhas, ralos, bandejas de ar-condicionado e geladeiras; pneus, garrafas e copos plásticos; vasos de plantas, bromélias e piscinas.



 UM FELIZ NATAL PARA TODOS, 
COM SAÚDE, PAZ E ALEGRIA.
São os sinceros votos de...
Octavio e Erminia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário