Baile Final do 10º Concurso Nacional de Marchinhas
A campeã eleita por voto popular no site do programa Fantástico, da TV Globo, será anunciada neste domingo (01/02), durante um tradicional baile de confete e serpentina na Fundição Progresso, comandado pelo Cordão do Boitatá e Banda Fundição.
As dez composições concorrentes integram o disco “As melhores marchinhas do carnaval 2015”. As três finalistas foram indicadas pelo júri especializado no dia 18 de janeiro, no baile da semifinal. Concorrem este ano compositores de Manaus, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília,Campinas, Londrina e Porto Alegre.
O Cordão do Boitatá, a mais prestigiada orquestra carnavalesca do Rio e ponto alto da folia carioca com seu desfile e show na Praça XV, comanda o baile ao som das tradicionais marchinhas, frevos, sambas e maxixes. O grupo recebe no palco como convidado o Maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra. Além do set com as novas composições, o repertório da Banda Fundição, que reúne grandes intérpretes como Alfredo Del Penho e Pedro Paulo Malta, será repleto de clássicos do carnaval brasileiro, além de uma homenagem especial aos 450 anos do Rio de Janeiro, com os cantores convidados Pedrinho Miranda e Nina Wirtti.
As dez marchinhas semifinalistas foram selecionadas entre 1.339 músicas vindas de todo o Brasil. No disco, ganharam versões caprichadas da Banda Fundição e arranjos de grandes instrumentistas. São elas: “Fucei seu feice", de Paulo Padilha (São Paulo); Coração de Carnaval, de Paulo Sá e Leo Almeida (Brasília); Marchinha Literária, de Roni Valk (Rio de Janeiro); “Mamãe eu quero ser, papai não deixa”, de Leo Santos (Manaus); Adoro celulite, de Jota Michelis e Gustavo Krause (Recife); Quarta de Cinzas, de Valéria Cássia Pisauro e Guilherme Lamas (Campinas); Chiclete, de Chico Alves (Rio de Janeiro);“Vai virar corno”, de Caio Martinez e Fernando Leitzke (Porto Alegre); Japa, de Sergio Turcão e Jica Thomé (São Paulo); Na tua presença, de Miguel Arruda e Sergio Arruda (Londrina).
Sobre o concurso
Compositores do Rio de Janeiro, Manaus, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Brasília e Campinas disputam o Prêmio Cidade Maravilhosa nesta 10ª edição do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso.
Idealizado por Perfeito Fortuna, agitador cultural, ator e presidente da Fundição Progresso, o concurso foi lançado em 2005 e é considerado um marco na revitalização do carnaval de rua do Rio de Janeiro e do país. A partir de sua criação, mais de 10 mil composições foram inscritas na disputa, vindas de todos os Estados brasileiros.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]
Nenhum comentário:
Postar um comentário