quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Estação de Tratamento de Esgoto inicia teste de operação

30/12/2015 16:07:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Ana Chaffin
Obra amplia saneamento básico no município
A primeira etapa das obras de implantação do esgotamento sanitário do Subsistema Centro de Macaé entrou em fase final. A previsão da concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pela operação e ampliação do sistema de esgoto, é que o primeiro módulo da ETE Centro, localizada na Linha Verde, entre em pré-operação na primeira quinzena de janeiro.
Nesta quarta-feira (30), o diretor-presidente da Empresa Municipal de Saneamento (Esane), Júlio Antunes e o gerente operacional da Odebrecht Ambiental, Vinicius Soares, visitaram as obras.

- Faltam cerca de 20 metros de tubulação para a interligação do primeiro módulo. Portanto, iniciaremos o próximo ano com esse presente para a população. Saneamento significa prevenção de diversas doenças, além de menos poluição para o meio ambiente -, frisou Júlio Antunes.

A reta final da implantação da rede de esgoto no Subsistema Centro conta com a inspeção interna das redes, substituição de trechos com anormalidades e recomposição do asfalto. Testes com equipamentos e tubulações no módulo de tratamento são realizados com 100 litros por segundo de água.

A previsão é que no primeiro semestre de 2016 cerca de 40 mil pessoas, de seis bairros, sejam beneficiadas com a captação e o tratamento de esgoto pertencentes ao Subsistema Centro. A meta é oferecer à população todo o esgoto tratado até 2017.

Os seis bairros que serão atendidos pelo primeiro módulo são: Vale Encantado, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, parte do São Marcos, Cancela Preta e bairro da Glória. Nesta etapa, será possível tratar cem litros de esgoto por segundo ou oito milhões de litros por dia.

Foram construídas 35 elevatórias compactas nessas localidades, que vão bombear para outras duas grandes elevatórias: uma localizada na Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e outra próxima ao Hotel Dubai. A primeira está sendo finalizada e está em fase de testes. Já a elevatória próxima ao hotel terá a capacidade de bombear 514 litros por segundo e será a maior elevatória de toda Macaé.

A primeira etapa do Subsistema Centro foi iniciada em março deste ano e contou com a implantação de 42 km de rede coletora de esgoto, 11 km de linha de recalque, 35 estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).



Tecnologia

A reta final da implantação da rede de esgoto no Subsistema Centro conta com o uso de uma câmera, uma tecnologia denominada “SeeSnake” que passa dentro das novas tubulações para verificar se não existem deformidades ou obstruções. Quando a equipe encontra alguma anormalidade, o trecho da rede coletora é substituído, como explica o gerente operacional da Odebrecht Ambiental, Vinicius Soares.

- A câmera nos mostra a rede por dentro, quando encontramos alguma obstrução pelo caminho, substituímos o trecho. É por isso que muitas vezes voltamos em uma rua que já recebeu a rede e abrimos uma nova vala. Só após a conclusão dessa etapa de inspeção interna é que podemos implantar o asfalto ou paralelo -, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário