domingo, 27 de dezembro de 2015

Prefeitura recebe veículos para combate ao Aedes aegypti

23/12/2015 10:07:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Um veículo e quatro homens ao lado
Foto: Maurício Porão
Prefeito amplia ações contra inseto transmissor da dengue, chicugunha e zika vírus
Rio - A Prefeitura de Macaé ganhou mais uma ferramenta de combate ao Aedes aegypti. Nesta terça-feira (22), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, recebeu um dos três veículos doados pela Secretaria Estadual de Saúde, adquiridos com a verba do Ministério da Saúde, para uso em investigação de casos de dengue, chicungunha e zika vírus. A cerimônia de entrega foi realizada no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe, no Rio, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário Municipal de Saúde, Pedro Reis, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães. Foram doados 170 veículos às prefeituras do Estado do Rio.
De acordo com o governo do estado, a verba investida na aquisição dos veículos distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde foi proveniente do Ministério da Saúde e é referente à rubrica Vigilância em Saúde, para uso exclusivo em ações de Vigilância Epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos, entre outras) a serem definidas pelos municípios.

- Esse é mais um reforço no combate ao Aedes aegypti. O veículo por si só já chama a atenção da população. A situação em que vivemos hoje é necessária a participação de todos nessa luta. O Aedes aegypti é o inimigo número um de diversas doenças. Não podemos deixar que esse mosquito penalize várias gerações, principalmente, pessoas que ainda não nasceram. E a maior arma está na consciência de todos, já que 95% dos focos estão dentro das residências - disse Dr. Aluízio.

Os municípios com população superior a 160 mil habitantes, como é o caso de Macaé, recebem três carros.

- Os municípios precisam de carro para as ações, precisam de ambulância para transportar seus pacientes. E essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão, durante a cerimônia de entrega no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe.

Pedro Reis destacou que, sem dúvida, este é um grande suporte no combate ao Aedes aegypti. "Ao todo, são três veículos para o reforço desse trabalho. Mas só isso não resolve. O que vai resolver é a consciência da população e a atitude do cidadão de combater o criadouro do mosquito. Isso é o mais importante", pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário