segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Prefeitura de Macaé implantará novo modelo de gestão na saúde

23/12/2015 15:20:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do prefeito reunido com seus secretários
Foto: Maurício Porão
Objetivo é priorizar a atenção básica, diminuindo a fila nos hospitais e emergências
“O nosso lema em Macaé é investir em Saúde Básica”. Com essas palavras, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, anunciou, na terça-feira (22), a implantação de um novo modelo de gestão e desenvolvimento para a área na cidade. A convite do subsecretário geral de Saúde do Rio de Janeiro, José Ricardo Prado Júnior e do coordenador de residência médica da UFRJ, André Lopes, o prefeito de Macaé e o secretário de Saúde do município, Pedro Reis, visitaram a clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, na comunidade do Catumbi, Rio de Janeiro, conhecendo uma experiência que está dando certo na saúde pública de várias comunidades. A unidade é considerada um modelo de atendimento para o Estado e o Brasil, uma vez que integra o atendimento de emergência, com a prevenção e a atenção básica, diminuindo as filas nos hospitais e ainda promovendo a maior integração entre poder público e saúde comunitária.
Na ocasião, Dr. Aluízio e Pedro Reis se impressionaram com o modelo de saúde desenvolvido pela Prefeitura do Rio para a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. Desde o início de 2009, o percentual de moradores do Rio atendidos pelo Programa Saúde da Família aumentou em mais de sete vezes, passando de 3,5% para mais de 25%. “Essa é justamente a meta que perseguimos. Levar a saúde para dentro das comunidades. Precisamos mudar nosso olhar sobre a saúde pública, que há muitos anos esteve voltado apenas para as emergências. Não à toa o Estado vive essa crise sem precedentes, com hospitais e UPAs fechando por todo o canto. Quando promovemos a saúde, evitamos a doença que lota os hospitais e expõe o paciente a condições cada vez mais insalubres”, comentou Pedro Reis.

Lagomar será o piloto — Durante a visita, já ficou acertado que técnicos da Prefeitura do Rio estarão em Macaé auxiliando as equipes da Secretaria de Saúde a promoverem um modelo equivalente a ser implantado nas dependências da UPA do Lagomar, que este ano foi municipalizada. A ideia é mesclar com o atendimento de emergência 24 horas, já oferecido pela unidade, a ampla gama de serviços ambulatoriais e de atenção básica que são oferecidos na Clínica da Família do Rio. “Nós não estamos inventando a roda. Apenas usamos modelos de saúde que deram certo em outros lugares e implantando aqui no Rio. Acredito que este projeto dará supercerto em Macaé, já que o governo tem esse olhar voltado para a saúde básica”, informou André Lopes.

Durante a visita, Dr. Aluízio e o secretário Pedro Reis conversaram com pacientes, técnicos e funcionários da clínica, vendo de perto como o modelo tem dado certo naquela comunidade. “Vimos aqui uma equipe motivada e pacientes satisfeitos. Algo completamente empolgante. Podemos e vamos fazer o mesmo por Macaé, pois percebemos que o melhor modelo de gestão não é o que prioriza prédios ou instalações, mais o que é focado nas pessoas. E tudo isso passa pela motivação e valorização do servidor. Temos um grande trabalho pela frente. Mas acredito que 2016 é o ano de fazer acontecer esta evolução na saúde de Macaé”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário