segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Prefeitura intensifica limpeza de canais para combater alagamentos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/12/2015 13:33

  • / PREVENÇÃO / 28/12/2015 13:33

    O canal da Tamandaré está entre os locais que passam pela limpeza preventiva feita pela Sesan


A Prefeitura de Belém reforçou os trabalhos de limpeza e manutenção, que vêm sendo executado desde agosto, ao longo dos mais de 54 km de canais da cidade. Nesta semana, ações de limpeza estão sendo realizadas nos canais da Doca, Tamandaré, São Joaquim, Três de Maio e Parque União, no bairro do Tapanã. Ainda esta semana, equipes vão iniciar a limpeza do Canal Bosque FelizCidade, no Bengui.  
Agentes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) trabalham para retirar lixo e terra acumulada nos canais com objetivo de garantir maior espaço de acumulação, melhoria da vazão da água da chuva e combate aos alagamentos. Equipamentos como draga de sucção, retro escavadeiras e caçambas estão sento utilizados para a limpeza. Caminhões hidrojatos auxiliam na desobstrução dos tubos e bueiros para evitar acumulo de água nas vias.
“Estamos dando atenção especial às pontes e pontos de travessias, onde, geralmente, o lixo fica acumulado e impede o perfeito escoamento da água da chuva. Quando é preciso, colocamos mergulhadores profissionais para atuar na remoção desses resíduos”, destacou Kleber Ramos, titular da Sesan.
Na manhã desta segunda-feira,28,o funcionário público Claudionor Fontenele acompanhou o trabalho de limpeza no canal da Tamandaré, que ele solicitou através da Central Disque Sesan 156. “O mato estava crescendo e tomando conta de parte do canal, então resolvi ligar para a Sesan e desde sábado vieram agentes e o caminhão fazer a limpeza”, disse. Para Elisabeth Rodrigues a limpeza dos canais é essencial para os moradores do local. “Moro aqui na Tamandaré à mais de vinte anos e todos os dias faço minha caminhada em volta do canal, é sempre bom vê-lo limpinho, sem lixos ou entulhos prejudicando a imagem da nossa cidade", afirmou a dona de casa.   
A partir do dia 05 de janeiro, os serviços de limpeza e dragagem de canais serão intensificados com reforço de mais 100 agentes de limpeza urbana, totalizando 180. Mais equipamentos como caçambas e retroescavadeira serão disponibilizados, conforme a necessidade.  
Homens da Sesan continuarão executando limpeza diária nas comportas dos canais do Una, Jacaré, Tamandaré, Doca e Bernardo Sayão, retirando o lixo que chega até as barreiras de proteção, e garantindo o funcionamento dos mecanismos que impedem entrada de água da maré cheia até os canais. “Este ano, a ‘janela de verão’, que é o período com menor intensidade de chuvas, foi um pouco mais extensa. Isso nos garantiu um tempo maior de limpeza e preparação dos canais para receberam um volume maior de água neste inverno”, garantiu Ramos.


Texto: Lauro Lima
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário