segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Rede municipal de olho nos conselhos escolares

28/12/2015 16:18:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de mulheres sentadas em sala de aula
Foto: Moisés Bruno
Objetivo é ampliar integração de pais, alunos e educadores
A rede municipal vai intensificar as medidas, a partir do mês de janeiro, para reforçar a aproximação da família com a escola. Uma delas será a para implementação oficial dos Conselhos Escolares nas escolas municipais. Para isso, as unidades que funcionam com Associações de Apoio à Escola passarão por transição para se tornarem conselhos com a integração de pais, alunos e educadores.
Hoje, a rede municipal conta com 96 associações. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é promover diálogos, palestras e encontros com a comunidade escolar em prol da qualidade do ensino e formação da cidadania do estudante. “Macaé segue a determinação do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares, que tem o objetivo de contribuir com a gestão das escolas. O objetivo é envolver pais e responsáveis. A família é responsável pela educação, em contrapartida a escola atua diante da escolarização e ajuda na formação dos alunos”, ressaltou.

Já a coordenadora dos Conselhos Escolares, Márcia Correa, ressaltou que o trabalho das associações está se destacando na rede municipal, e conta com a atuação de quatro representantes dos segmentos de pais de alunos, estudantes, funcionários e professores.

A associação é um órgão consultivo e de prestação de contas das verbas municipais e federais. O trabalho das associações contribui no gerenciamento desses recursos por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Aos conselhos escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do projeto político-pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola. Outras funções dos conselhos são propor sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.

Curso - Para intensificar a atuação dos conselheiros, a rede municipal vai promover o curso de Formação dos Conselhos Escolares. A programação é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará. O calendário será divulgado futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário