Igor Sardinha quer o
fim do monopólio e a criação do CMT
O petista Igor
Sardinha(foto), vereador eleito da cidade de Macaé, antes mesmo de tomar posse no
Poder Legislativo iniciou um movimento pela criação do Conselho Municipal de
Transporte e Mobilidade Urbana. A iniciativa foi uma proposta defendida pelo
petista desde a campanha. Um dos principais pontos defendidos ppor ele é
o fim do monopólio da empresa SIT, do grupo Auto Viação 1001, que possui
contrato de exclusividade para explorar o transporte coletivo municipal.
"Os macaenses precisam atuar nas decisões, mas para isso precisamos criar
um ambiente, um fórum, para que essa discussão ocorra. Para isso, queremos
criar o Conselho Municipal de Transporte para que a população, empresários,
autoridades e a empresa que explora hoje o transporte público discutam as
ações, a qualidade do serviço prestado e o valor da passagem. O monopólio do
transporte público municipal vem gerando uma insatisfação cada vez maior na
população", descreveu o vereador.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Iguape, 77% dos macaenses reprovam os serviços oferecidos pela empresa concessionária. O instituto perguntou como anda a avaliação dos serviços oferecidos pela SIT no município. Apenas 0,7% dos entrevistados consideraram como ótimo; os que classificam como bom foram somente 8,2%; os que disseram que o trabalho da empresa é apenas regular são 25,3%; os usuários que avaliaram como ruim correspondem a 14,5%. No entanto, 49,7% das pessoas declararam o serviço como péssimo. A pesquisa apontou que a população acredita que a superlotação, os horários e a escassez de ônibus são os principais problemas do sistema de transporte público da cidade.
Outro fato que chamou a atenção do vereador foi o valor da tarifa. O parlamentar lembrou ainda que este ano, a Câmara Municipal de Macaé recebeu a proposta de reajuste que elevaria a tarifa para R$ 3,09. Igor destacou a iniciativa do Executivo de subsidiar parte da tarifa para evitar que os usuários fossem novamente penalizados com um aumento das passagens. A proposição, aliás, foi aprovada e passou a vigorar na cidade desde então. "O aumento de 20% no ano de 2012 foi altamente desproporcional não apenas aos índices de inflação de nosso país, que ficaram em 6,97%, como também em relação ao preço das tarifas em todo o Brasil. Com o aumento para R$ 3,09, Macaé se tornou a passagem urbana mais cara do Brasil e superou índices de aumentos de tarifas de diversas capitais, inclusive São Paulo e Rio de Janeiro", destacou.
Segundo o vereador macaense, o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana será fundamental na democratização da discussão, já que no final de 2013 se encerrará o contrato de concessão da SIT, possibilitando a construção de um novo contrato de concessão, com novas empresas e com metas mais claras de melhorias. Além disso, o conselho rediscutirá toda a mobilidade urbana municipal com a utilização do VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), construção do arco ciclo viário municipal, rediscussão do uso do transporte alternativo, regulamentação do uso de moto-táxis, da forma de distribuição de novas autonomias de táxis, da sinalização das vias e radares, da construção de novas vias, viadutos e passarelas, além da construção de uma política efetiva de acessibilidade e gratuidade no transporte. "A participação popular na elaboração de políticas públicas é uma bandeira histórica do PT.
Não foi à toa
que foi de representantes petistas que foi criado o Orçamento Participativo e a
realização das conferências em todos os municípios. Em Macaé, continuaremos levantando
essa bandeira e depois de termos criado o primeiro Conselho Municipal de
Fiscalização dos Royalties, criaremos logo no início do mandato o Conselho
Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana", encerrou o vereador Igor
Sardinha, considerado no ano de 2011, vereador destaque do Brasil pela União
dos Vereadores do Brasil.
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