Prefeitura oferece transporte
gratuito para pacientes
Foto: Mauricio Rocha
O aposentado Walter Dias Ferreira é um dos beneficiados pelo Porgrama de Transporte da Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio da COCAA - Coordenação
de Controle, Avalição e Auditoria - realizou de janeiro a setembro
deste ano cerca de 6 mil viagens para pacientes em tratamento de
Hemodiálise e Oncologia, entre outras especialidades. A informação é da
subsecretaria de Saúde Rosimere Azevedo.
O município atende pacientes que fazem hemodiálise e que viajam pelo menos três vezes por semana para fazer tratamento em municípios como Cabo Frio e Macaé. Ao longo desses noves meses, de janeiro a setembro, foram realizadas 4.212 viagens só para esses cidadãos.
O município atende pacientes que fazem hemodiálise e que viajam pelo menos três vezes por semana para fazer tratamento em municípios como Cabo Frio e Macaé. Ao longo desses noves meses, de janeiro a setembro, foram realizadas 4.212 viagens só para esses cidadãos.
A subsecretária destacou ainda que 1.637 pacientes também foram conduzidos para tratamento neurológico, urologia, nefrologia, traumato-ortopedia entre outras especialidades em municípios como Araruama, Campos, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Petrópolis, Rio de Janeiro e Rio Bonito. A rede de saúde conta com quatro veículos de pequeno porte, além de três vans da prefeitura e mais três vans terceirizadas.
Fabio de Aguiar Ribeiro, 39 anos, casado, pais de dois filhos, é uma dos beneficiados pelo programa de Transporte da Prefeitura. Ele que é paciente de hemodiálise há 11 anos e há cinco anos é atendido pelo serviço da prefeitura desde que escolheu Rio das Ostras para morar. “Eu morava no Rio de Janeiro e devido a falta de acessibilidade, escolhi Rio das Ostras para viver com minha família, considerando a qualidade de vida. E ainda tive a sorte de ser atendido com este sistema de transporte gratuito que me leva para Macaé, voltado para paciente renais ”, destacou.
O aposentado Walter Dias Ferreira, 78 anos, que é paciente de câncer, descobriu há 1 ano e quatro meses que é portador da doença e desde então conta com a ajuda da Prefeitura para fazer o tratamento no OnkoSol, em Cabo Frio. Ele disse ainda, que se não tivesse o transporte, não teria condições de dar prosseguimento ao tratamento, devido à falta de condições financeiras.
A merendeira Ana Christina Temperini Coube, 52 anos, também conta com o sistema de transporte para Cabo Frio. Ela se descobriu a doença há três anos e agora já viaja pelo menos de 4 em 4 meses para o atendimento no município vizinho. "Antes eu ia três vezes por semana. Agora estou com a doença mais controlada e o espaço de consulta aumentou”. Sem este serviço gratuito fazer o tratamentos seria muito difícil”, conclui.
Festival de Travessia reúne centenas de pessoas
Foto: Mauricio Rocha
Travessia realizada na Boca da Barra comemorou os 7 anos da Natação no Mar
O VI Festival de Travessia no Mar de Rio das Ostras reuniu centenas de
pessoas na manhã do último domingo, dia 2, em Boca da Barra. Os
participantes puderam escolher quatro provas: 2 Km, 1Km, 400 metros e
100 metros. O evento começou às 8h com apresentações musicais e
exposições sobre o projeto “Natação no Mar” que comemora sete anos de
atividades. Os nadadores, Luiz Lima, padrinho do projeto “Natação no
Mar”, Djan Madruga, atleta olímpico, e Valdir Ramos, professor de
natação da UFRJ, prestigiaram o evento.
Um grande público ficou em volta da orla para prestigiar familiares e amigos. Therezinha de Jesus, mãe de Maria de Fátima, estava lá não apenas para acompanhar a filha de 8 anos, mas para torcer pela menina que gosta de nadar. “Tudo que Fátima quer fazer de esporte eu apoio. Sei que é bom para a saúde e que ela está ocupando bem o seu tempo. Fico torcendo aqui na areia para que ela consiga concluir o trajeto”, conta.
O pai de Fátima, Roberto Abreu, também estava na Travessia e disse que ver a filha nadando é motivo de orgulho. “Não tem nada melhor para um pai que acompanhar seus filhos em lugares saudáveis. Apoio e torço para que ela esteja cada vez mais engajada no esporte. É muito bom saber que a Prefeitura de Rio das Ostras investe na natação no mar”, diz.
Para comemorar os sete anos do projeto “Natação no Mar”, foram expostos banners e fotos de atividades juntamente com apresentações de bandas locais.
Segundo Izabel Tomas, coordenadora do Projeto “Natação do Mar”, o evento é uma culminância das aulas que acontecem durante a semana. “Nosso maior objetivo é promover a natação no mar e levar as pessoas a usufruírem das praias e das belezas naturais que cidade oferece. Não posso esquecer de agradecer a Prefeitura de Rio das Ostras que sempre acreditou em nosso projeto que é pioneiro em todo o Brasil”, conta.
Governo Estadual homenageia Rio das Ostras
Foto: Mauricio Rocha
À esquerda, Simone Batista, João Henrique Cunha, Eduardo Almeida, Rosemarie Teixeira e Elvis Minguta
As Secretarias Estaduais de Esporte e de Transporte, por meio do
Programa “Rio Estado da Bicicleta”, e a BikeRO, associação que promove
eventos relacionados a ciclismo, homenagearam na noite do último sábado,
dia 1º, o município de Rio das Ostras por meio de quatro servidores.
Simone Batista, da Secretaria de Turismo, Rosemarie Teixeira, secretária
de Planejamento, Elvis Minguta, da Secretaria de Turismo, e João
Henrique Cunha, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano,
contribuíram para que o município fosse sede de grandes eventos de
bicicletas. Após a cerimônia aconteceu a última pedala organizada pela
BikeRO.
Na homenagem, os servidores receberam certificados de “Fortalecedores do Projeto Rio, Estado da Bicicleta”. Em Rio das Ostras foram realizados grandes eventos como “Taça Brasil de Mountain Bike”, “Brasileiro Elite de Estrada” e o “Contra-relógio”.
Na oportunidade, o comunicador e atleta da BikeRO, Eduardo Almeida, dirigiu palavras aos homenageados sobre a importância da promoção de eventos relacionados a bicicletas e que Rio das Ostras se destacou por apoiar e abrir as portas para importantes eventos.
“Nossa cidade, sem dúvidas, é a cidade que mais valorizou a prática do ciclismo no Estado do Rio. Prova disto é que quatro certificados, dos seis entregues pelo Governo do Estado, são para Rio das Ostras. É interessante observar que a prática da bicicleta vai além do esporte, mas também uma questão de urbanização e organização no trânsito”, conta.
Elvis Minguta agradeceu a homenagem e disse o quanto é imprescindível valorizar os eventos relacionados a bicicletas. “O mais importante é saber que não medimos esforços para promover o esporte. A bicicleta é um veículo que quase todo mundo sabe andar. Com ela, se reduz o número de veículos na rua e melhora a qualidade de vida, por meio do esporte”, diz.
Para Rosemarie Teixeira, o prêmio é uma conquista de toda uma equipe. “Trabalhamos unidos porque acreditamos que Rio das Ostras será conhecida como a ‘Cidade das Bicicletas’. Nossa luta é criar mais espaços direcionados a esta prática”, conta.
A PEDALADA – Ao todo, 68 “bikeiros” participaram do primeiro trecho da última pedalada com 45 quilômetros. Os atletas saíram do Centro e foram até Rocha Leão. Já na segunda parte, 23 pessoas participaram. Foram 110 quilômetros do Trevo de Rio das Ostras ao Sana, Distrito de Macaé. Um destaque do evento foi o deficiente visual Tadeu Junior, de 16 anos, que pela primeira vez participou de uma pedalada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário