quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Dr. ALuizio inicia ações 

emergenciais contra chuvas




O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, deu início, nesta quarta-feira (30), a ações emergenciais para prevenir e minimizar problemas causados pelas chuvas, como alagamentos e deslizamentos. Em uma ação conjunta que reuniu representantes da Defesa Civil, da Câmara Permanente de Gestão (CPG), da Empresa Municipal de Saneamento (Esane) e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Interior, Obras e Ambiente, o prefeito percorreu os bairros Piracema, Ajuda de Baixo e a região serrana para avaliar situações de risco, definir medidas preventivas e iniciar um planejamento estratégico para o desenvolvimento de ações definitivas. 




Na Piracema, a principal ação foi a remoção de famílias em situação de risco devido aos alagamentos no bairro e que tiveram casas interditadas pela Defesa Civil por causa do risco de desabamento e do elevado nível de água, que atingiu 30 centímetros em algumas residências. As famílias foram atendidas por assistentes sociais e encaminhadas para casas de parentes e para o Centro de Convivência do Idoso, onde foi montada uma estrutura especial para abrigá-las com segurança. "Encontramos na Piracema famílias que convivem com problemas graves, com alagamentos em suas casas, com rachaduras. São situações de risco, de verdadeira calamidade que impedem que elas permaneçam nesse local. Vamos acolhê-las nas melhores condições possíveis e estudar a melhor medida para que a situação se resolva", afirmou o prefeito.
 

Também na Piracema, o prefeito determinou a dragagem de canais, a retirada de entulhos e a instalação de caçambas para o descarte apropriado de resíduos. No local, a equipe de trabalho detectou problemas ocasionados pelo aterramento no bairro e pela interrupção de trechos de canais, o que impede o escoamento das chuvas. Na Ajuda de Baixo, um canal começou a receber dragagem para melhorar o fluxo das águas, diminuindo o risco de alagamentos.


 
"A presença do poder público nas ruas é importante para que possamos conhecer melhor a realidade e agir de acordo com os problemas vivenciados pela população. É conhecendo de perto os problemas que podemos traçar as estratégias para resolvê-los da melhor maneira possível. Nesta ação, por exemplo, pudemos constatar os problemas que o aterramento causou à Piracema e que agravam o acúmulo de água. Não podemos permitir que esses arruamentos continuem sendo feitos indiscriminadamente. Além disso, é estando nas ruas que garantimos a urgência na execução de ações emergenciais", ressaltou Dr. Aluízio.
 

Ainda segundo o Prefeito, evitar os alagamentos também auxiliará o trabalho de combate à dengue, pois o acúmulo de água parada no local é um fator que pode contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Para complementar a ação, foram designados agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias que irão orientar os moradores sobre medidas de prevenção.
 

Na região serrana de Macaé, a visita técnica percorreu áreas de vulnerabilidade em Sana, Frade e Glicério e acompanhou trabalhos de remoção de barreiras, recuperação de ponte e monitoramento de encostas. "Presenciamos a recuperação de uma ponte que foi um verdadeiro trabalho de cooperação com a população local. E é para isso que a prefeitura existe, para promover a cooperação para que as pessoas vivam melhor", afirmou Dr. Aluízio.
 

Planejamento estratégico - A partir das observações realizadas pelo prefeito e pelas secretarias municipais, o governo começará a trabalhar em um planejamento estratégico para conter os alagamentos e demais problemas ocasionados pelas chuvas na cidade. Dentre as ações programadas estão estudos hidrológicos e da topografia macaense que fornecerão dados técnicos atualizados sobre os pontos mais vulneráveis a alagamentos e que servirão de base para o desenvolvimento de ações mais eficazes para a drenagem, escoamento da chuva e manutenção do fluxo dos canais. "Planejar é importante porque nos permite traçar ações que combatam a causa dos problemas. Enquanto isso, não deixaremos de buscar soluções para as situações de urgência que encontrarmos", enfatizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário