terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GUERRA AOS MOSQUITOS

Aluizio anuncia guerra 

contra mosquito da dengue


 
O primeiro grito de guerra para combater o mosquito da dengue foi dado hoje pela manhã pelo  Prefeito de Macaé.  Dr. Aluizio lançou oficialmente  na  manhã desta segunda feira (28) no auditório da Prefeitura de Macaé, a campanha de combate a dengue 2013. O evento reuniu parte do secretariado da municipalidade, autoridades,  educadores, estudantes, vereadores e  figuras da sociedade civil organizada. O tema da reunião teve como objetivo alertar a população sobre o período mais crítico da doença, em que aumenta a infestação do Aedes aegypti e especialmente o número de casos da doença.

A prefeitura atuará em quatro eixos principais: sistematizar as ações de atendimento ao paciente; combate ao vetor, vigilância dos casos notificados, educação, saúde e mobilização social. A proposta do plano de contingência é trabalhar com base nas Diretrizes Nacionais para Prevenção no Controle da Dengue, levando-se em consideração a classificação de risco para prioridade no atendimento. No encontro o prefeito assinalou que a participação dos médicos e demais  profissionais de saúde é primordial para a qualidade da coleta dos dados, o trabalho de educação da comunidade é importante para chamar a corresponsabilidade da população nesta luta.

 “A prefeitura esta na rua fazendo sua parte, agora é preciso que a população entenda a proposta e colabore, pois combater a doença é uma ação de cooperação”, enfatizou o prefeito. Dr. Aluízio ressaltou ainda que todo empenho dos diversos setores dos órgãos municipais é para evitar uma epidemia na cidade e principalmente que não seja registrado nenhum óbito por dengue. Para isso, é importante que a população receba os agentes e siga suas orientações, coloque o lixo na rua no dia de coleta, entre outras ações.

 Outra proposta do plano de contingência é a implementação do projeto de mobilização da sociedade e iniciativas complementares de educação em saúde com a realização de concursos de redação, poesia, música em parceria com a secretaria de Educação, utilização de gotas homeopáticas e ações conjuntas com a coordenação de vigilância sanitária.
 
Dados da prefeitura apontam que a situação da dengue no município está sob controle, mas que os trabalhos de combate ao vetor e de mobilização social devem permanecer a fim de evitar o aumento de casos na cidade. De primeiro a 25 de janeiro, foram registradas 26 notificações, sendo que deste total 15 já foram confirmados. Os bairros com maior número de casos são Lagomar, com cinco e Aeroporto com três.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 91% das pessoas pesquisadas sabem as medidas para evitar a doença, 96% recordam as campanhas e mesmo assim 80% dos focos estão nos domicílios. Por esta razão, uma das ações que serão implementadas nos próximos dias é a sala de situação da dengue, unindo os setores de vigilância epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para vigilância ativa de casos e monitoramento diário dos focos.

Plano – Na abertura, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) fez apresentação de uma esquete teatral sobre a doença e a importância de eliminar objetos que acumulem água e sirva de criadouro do mosquito. A apresentação do grupo parte das estratégias de mobilização social de combate à dengue. Outras estratégias como manejo de pacientes, treinamento de profissionais, definição de enfermarias especializada em dengue adulto e pediátrica, também foram definidas.

Um dos focos principais do plano municipal é o combate ao vetor. Os ovos do Aedes Aegypti são resistentes, podendo ficar de seis meses até um ano dentro de potinhos, garrafas, pratinhos de planta. Mas, ao entrar em contato novamente com a água as larvas começam a nascer e em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta.

Para garantir o sucesso do Plano Municipal de Combate a Dengue foram traçadas ações compartilhadas, com diversos órgãos da prefeitura. Um “choque” de limpeza em vários bairros da cidade foi iniciado desde o primeiro dia da primeira gestão. De acordo com informações apresentadas nesta segunda-feira, o lixo contribui muito com o crescimento dos focos do mosquito da dengue.

Nesta segunda-feira (28), 70 agentes do CCZ foram distribuídos no bairro Lagomar, com o intuito principal de localizar os possíveis focos de mosquito, recolher as amostras e encaminhá-las para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses, que possui uma equipe especializada para dar o resultado das análises no prazo máximo de 24 horas.
 
A ação no Lagomar está prevista até domingo (3), pelo fato de muitas residências estarem fechados durante a semana. De acordo com o relatório do CCZ, uma das principais dificuldades para combater e bloquear os focos, é justamente as casas fechadas e o fato de muitos moradores não receberem os agentes. Vale ressaltar que os funcionários estão sempre devidamente uniformizados e com o crachá de identificação da Prefeitura de Macaé.

Dentro do cronograma, está previsto ainda o mutirão nos bairros Botafogo, de 4 a 6 de fevereiro e nos Cajueiros, em data ainda a ser definida. Na educação, uma campanha envolverá os alunos da rede pública, com abordagem das temáticas de combate dentro da sala de aula em diferentes disciplinas.

A fiscalização e o setor de Licenciamento Ambiental, baseados no acondicionante ambiental, que prevê controle de proliferação do mosquito da dengue, atuarão principalmente junto a empresas e empreendimentos que precisam da licença para se instalarem no município.



 As notificações sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas através do Disque Dengue Macaé, pelos telefones (22) 2772.6461 ou (22) 2772.7226.

Nenhum comentário:

Postar um comentário