quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MORAL NO TRÃNSITO

Prefeitura orienta e trânsito 

melhora na cidade

o
Agentes de trânsito orientam e trânsito melhora especialmente no centro da cidade. A Prefeitura de Macaé está reorganizando a circulação de veículos no centro urbano do município, criando um novo ordenamento no estacionamento nas principais ruas. A ordenação no trânsito está sendo feita com instalação de nova sinalização em alguns pontos e regulamentação dos estacionamentos, entre outras medidas emergenciais, como a que aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), na rua Visconde de Quissamã, entre a Coronel Amado e Conde de Araruama. 
 

Agentes da Mobilidade Urbana continuam no local orientando os condutores de que está proibido estacionar no lado direito da via, a fim de que dois corredores fiquem livres para o tráfego de veículos. O estacionamento nesta via, até a rua Euzébio de Queiroz, só está permitido no lado esquerdo, conforme sinalização já providenciada pela prefeitura. Pela manhã, foram recolhidas as placas de estacionamento permitido e instaladas no local as de proibido estacionar.



Na rua Visconde de Quissamã, só faltava esse trecho para ser regulamentado dentro do novo ordenamento de estacionamento que a prefeitura está implementando inicialmente na área central da cidade. Nem carros oficiais podem estacionar onde é proibido; a orientação dos agentes é para todos os condutores.



Nos trechos que receberam nova sinalização, os condutores estão sendo orientados durante esta semana na campanha educacional da prefeitura. A conscientização dos condutores vai ser feita até domingo e, a partir de segunda-feira (28), quem descumprir as novas mudanças estará sujeito às penalidades previstas em lei. Por enquanto, o condutor flagrado estacionando em local proibido está sendo orientado pelos agentes a procurar um local permitido. No entanto, nos locais que já estavam sinalizados os infratores estão sendo autuados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).



Por determinação da nova gestão do governo municipal está proibido estacionar do lado direito em diversas vias públicas. O objetivo é criar, nos trechos mais movimentados, um corredor livre para o tráfego de ônibus, a fim de que o trânsito tenha melhor fluidez, ficando uma faixa livre para a passagem dos demais veículos.



O motorista Guilherme Vicente, 36 anos, disse que aprova o novo ordenamento, mesmo que dificulte encontrar uma vaga para deixar o seu carro. “É mais difícil achar uma vaga no Centro agora, mas por outro lado o trânsito flui bem melhor dessa forma. Estou gostando das mudanças que já foram feitas e espero que melhore ainda mais. O problema é que agora para achar uma vaga tenho de chegar mais cedo ao trabalho ou pagar estacionamento particular, que está muito caro”, destacou.


As alterações estão sendo feitas com base em estudos da equipe técnica de projetos da secretaria de Mobilidade Urbana. Veja abaixo as ações que foram implementadas:


· Está proibido estacionar no lado direito das ruas Teixeira de Gouveia, Vereador Abreu Lima; Rui Barbosa, Silva Jardim, Julita Barcelos, Visconde de Quissamã que está sendo estendida entre as ruas Conde de Araruama e Coronel Amado.
 

· Na rua Aristeu Ferreira da Silva foi intensificada a fiscalização de veículos de

passeio, pois um problema logo diagnosticado pela prefeitura foi que condutores estavam parando nos pontos de ônibus, enquanto os coletivos tinham de parar no meio da rua atrapalhando o trânsito. Como medida emergencial, cavaletes foram colocados no local para impedir o estacionamento irregular até que aquele trecho seja devidamente sinalizado como determina o CTB.
 

· Está proibido estacionar na orla da praia dos Cavaleiros, onde o trabalho de fiscalização está sendo mais intensificado. Ainda em Cavaleiros, na Nossa Senhora da Glória, nas imediações de agências bancárias e de farmácias, o estacionamento também está sendo monitorado e já sendo infracionadas as irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário