terça-feira, 22 de dezembro de 2015


    22/12/2015
 
Prefeito visita o Espaço Cultural e Museu Reche 
 
“Aqui se tem uma verdadeira aula de história com peças que marcaram época, como instrumentos utilizados desde o Império, passando pela proclamação da República e todo o século XX. Estar aqui é uma sensação de volta ao passado. O valor de tudo isso é imensurável.” Elizeu Mattos
 
O acervo é mantido na rua Lourenço Batista, 599, bairro Santa Rita, há oito anos (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Na manhã desta terça-feira (22), o Espaço Cultural e Museu Reche, instalado no bairro Santa Rita, recebeu a visita do prefeito Elizeu Mattos e do executivo de Gabinete, Álvaro Mondadori (Joinha). Ao observar o rico e diversificado acervo, o prefeito garantiu ao diretor e proprietário do estabelecimento, Alceu Reche, que irá se empenhar na busca de parceria para manter vivo e em pleno funcionamento o espaço.
Elizeu acredita que o museu poderá ter o apoio de uma universidade e da Fundação Cultural de Lages (FCL), principalmente para o trabalho de catalogação de todo o acervo. “É impressionante perceber o quanto este museu é importante culturalmente. Aqui se tem uma verdadeira aula de história com peças que marcaram época, como instrumentos utilizados desde o Império, passando pela proclamação da República e todo o século XX. Estar aqui é uma sensação de volta ao passado. O valor de tudo isso é imensurável”, detalha Elizeu.
Certificado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) como o acervo mais diversificado do país, o Museu Reche tem recebido visitação de estudantes e grupos de turistas. Neste ano de 2015 recepcionou 1.762 alunos da rede municipal de ensino. “Participo todos os anos da Semana Nacional de Museus, pois para manter este espaço em funcionamento é preciso, antes de tudo, reciclar os conhecimentos acerca da melhor forma de preservação e organização”, frisa. O espaço cultural está instalado na rua Lourenço Batista, 599, bairro Santa Rita, há oito anos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário