terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Alunos de Macaé são destaque em Olimpíada da Pessoa com Deficiência

01/12/2015 15:28:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto dos alunos premiados
Foto: Divulgação
Alunos de Macaé recebem medalhas de ouro e prata
Alunos representantes de Macaé assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal foram destaque na Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede) 2015, promovida no último final de semana, em Volta Redonda (RJ). Os alunos receberam medalhas de ouro e prata em modalidades como arremesso de pelota, lançamento de peso, corridas de cem metros e salto, zigue zague, bola ao cesto, tênis de mesa e dominó.
A Olimpede é o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas que apresentam deficiências no Brasil, promovido em parceria com o Ministério dos Esportes.

A programação contou com cerca de três mil atletas com a participação de 142 entidades, representando 51 municípios de cinco estados. Cerca de 30 alunos-atletas paralímpicos de Macaé receberam medalhas de ouro, prata e participação. Além disso, as escolas vencedoras ganharam troféus.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal tem a meta de promover no ano letivo de 2016 a Olimpede, exclusiva dos alunos de Macaé.

Durante o evento, a equipe de Macaé conquistou medalhas de ouro. Entre os vencedores estão alunos que apresentam deficiência intelectual, visual, auditiva e física. Na lista de vencedores de medalha de ouro estão Gilberto Silva (salto e corrida cem metros - Ciep Municipalizado Maringá); Laise Gomes (cem metros - Colégio Maria Isabel Damasceno Simão), Pâmela da Silva (Neusa Goulart Brizola - cem metros e pelota); Jhuliana Maia (salto em distância e arremesso de peso - Ancyra Gonçalves Pimentel).

Entre os premiados também estão Pâmela Machado (Ancyra Gonçalves Pimentel - arremesso de peso); Lucas Campi (arremesso à cesta - Elza Ibrahim); Erick Reis (corrida de cem metros - Elza Ibrahim); Adhail Ribeiro (dominó), além de Ronaldo dos Santos (dominó e arremesso de peso).

A Olimpede também rendeu medalhas de prata para Ivan Henrique Soares (dominó e corrida de cem metros), Lecildo Moura Junior (corrida cem metros), Eduarda Nunes (corrida cem metros), Vanessa Freitas (pelota), Leonardo Vieira (arremesso de peso e corrida de cem metros), Paulo Sérgio Ribeiro (salto com corrida), Eduardo Santana (tênis de mesa) e Lorrant Maciel (corrida de cem metros).

Para participação na Olimpede, os alunos, que tiveram habilidades e competências identificadas, treinaram desde setembro junto à equipe da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Acompanhados por onze técnicos do Cemeaes e pelo subsecretário, Adriano Marques, os alunos se socializaram em prol da superação. “Foi uma programação marcante que contribuiu para o desenvolvimento da estima, autonomia e interação social”, ressaltou.

Município - Segundo dados da rede municipal, 730 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado no ensino. O AEE em Macaé assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Macaé conta com 45 salas de recursos multifuncionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário