Alunos de Macaé são destaque em Olimpíada da Pessoa com Deficiência
01/12/2015 15:28:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Divulgação
Alunos de Macaé recebem medalhas de ouro e prata
A Olimpede é o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas que apresentam deficiências no Brasil, promovido em parceria com o Ministério dos Esportes.
A programação contou com cerca de três mil atletas com a participação de 142 entidades, representando 51 municípios de cinco estados. Cerca de 30 alunos-atletas paralímpicos de Macaé receberam medalhas de ouro, prata e participação. Além disso, as escolas vencedoras ganharam troféus.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal tem a meta de promover no ano letivo de 2016 a Olimpede, exclusiva dos alunos de Macaé.
Durante o evento, a equipe de Macaé conquistou medalhas de ouro. Entre os vencedores estão alunos que apresentam deficiência intelectual, visual, auditiva e física. Na lista de vencedores de medalha de ouro estão Gilberto Silva (salto e corrida cem metros - Ciep Municipalizado Maringá); Laise Gomes (cem metros - Colégio Maria Isabel Damasceno Simão), Pâmela da Silva (Neusa Goulart Brizola - cem metros e pelota); Jhuliana Maia (salto em distância e arremesso de peso - Ancyra Gonçalves Pimentel).
Entre os premiados também estão Pâmela Machado (Ancyra Gonçalves Pimentel - arremesso de peso); Lucas Campi (arremesso à cesta - Elza Ibrahim); Erick Reis (corrida de cem metros - Elza Ibrahim); Adhail Ribeiro (dominó), além de Ronaldo dos Santos (dominó e arremesso de peso).
A Olimpede também rendeu medalhas de prata para Ivan Henrique Soares (dominó e corrida de cem metros), Lecildo Moura Junior (corrida cem metros), Eduarda Nunes (corrida cem metros), Vanessa Freitas (pelota), Leonardo Vieira (arremesso de peso e corrida de cem metros), Paulo Sérgio Ribeiro (salto com corrida), Eduardo Santana (tênis de mesa) e Lorrant Maciel (corrida de cem metros).
Para participação na Olimpede, os alunos, que tiveram habilidades e competências identificadas, treinaram desde setembro junto à equipe da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Acompanhados por onze técnicos do Cemeaes e pelo subsecretário, Adriano Marques, os alunos se socializaram em prol da superação. “Foi uma programação marcante que contribuiu para o desenvolvimento da estima, autonomia e interação social”, ressaltou.
Município - Segundo dados da rede municipal, 730 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado no ensino. O AEE em Macaé assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Macaé conta com 45 salas de recursos multifuncionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário