Cultura e inclusão social no encerramento da XIII Mostra de Saberes da Semec
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/12/2015 22:35
Alunos e professores da rede municipal de ensino tiveram os três últimos dias marcados pela troca de experiências culturais e socioeducativas. Isso porque a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou no período de 01 a 03 de dezembro a XIII Mostra de Saberes com o tema “Belém minha terra, meu rio, meu chão - 400 anos de história". As atividades do evento foram desenvolvidas no Boulevard de Feiras e Exposições e no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
A iniciativa promoveu o compartilhamento de experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da rede e as ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), no decorrer de todo o ano letivo de 2015.
A diretora de Educação da Semec, Socorro Aquino, falou sobre a importância da participação de cada um no projeto. “O Mostra de Saberes é um projeto que cria oportunidades de socialização, de aprendizados e troca de vivências. É importante promover momentos como este, já que a experiência é repassada de um para o outro proporcionando um melhor desenvolvimento cognitivo educacional, o que vem contribuir na educação de qualidade do município”.
O evento reuniu cerca de 8.000 participantes entre alunos e professores que, divididos em estandes, apresentaram temáticas como linguagens, letramento, gestão escolar, promoção da leitura, patrimônio e memória.
Entre os 220 trabalhos expostos, estava o Projeto “Reconto das histórias do livro dos irmãos Grimm” da Escola Municipal Terezinha Souza, localizada no bairro Castanheira. Durante o ano, professores e alunos transcreveram as histórias dos irmãos Grimm em um livro, só que dessa vez em locais que compõem a cidade de Belém. O lançamento do livro ocorreu durante a programação de encerramento.
A professora de Língua Portuguesa, Suely Lobato, responsável pelo projeto, enfatizou o envolvimento diário dos alunos. “A ansiedade e a felicidade em participar deste evento estava presente no dia a dia, no olhar de cada aluno. O projeto, unido ao Mostra de Saberes, estimulou a prática da leitura e da escrita, e a escola apresentou uma melhora significativa no que se refere ao desempenho e à frequência escolar. Estamos muito felizes com esse resultado”, disse Suely Lobato.
Na ocasião também estiveram presentes os alunos e profissionais do ProJovem, que realizaram exposições da qualificação profissional em saúde e telemática, onde foram desenvolvidos testes vocacionais e produção de currículos.
Além disso, houve programações que marcaram o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, como o “Ballet Inclusivo” com a dançarina Hanna Zyngara e o aluno com paralisia cerebral Lucas Silva, da Escola Olga Benário, localizada no bairro Águas Lindas; dança das Borboletinhas Inclusivas com as alunas com deficiência mental e visual, Maria Eduarda e Angelina Braga do Liceu do Paracuri, em Icoaraci; e a palestra com o tema “Educação Especial no município de Belém: avanços e desafios”, ministrada pela Prof. Msc. Sheila Abbud, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
As atividades foram encerradas com a apresentação da banda musical da Escola Municipal Avertano Rocha, de Icoaraci, que realizou um cortejo pelo local ao som de ritmos regionais.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
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