Estabelecidas regras para adesão à lei de incentivo fiscal
07/12/2015 12:16:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Foto: Rui Porto Filho
Capital nacional do petróleo, Macaé abriga as maiores multinacionais do setor
De acordo com informações da secretaria de Fazenda, os trâmites incluem abrir processo no protocolo geral, confirmação da adesão pela subsecretaria de Tributos e fiscalização de tributos com a proposta de verificar se existe débito em dívida ativa. Em seguida, o pedido é encaminhado à subsecretaria de Posturas para conferir, em visita ao imóvel, se o espaço está sendo utilizado para as atividades que constam no contrato social. Além disso, a solicitação segue para a secretaria de Ambiente, onde será analisada a regularidade do licenciamento ambiental e, por fim, sendo encaminhada à secretaria de Trabalho e Renda para verificação mensal da composição da mão de obra local que, segundo a lei, deve ser, no mínimo, de 60%.
Com o redutor de 25% do ISS, a alíquota aplicável de 5% passará para 3.75%, quando as empresas executarem qualquer serviço para as substitutas tributárias (recolhem, repassam e relatam a tributação ao município). Para outras atividades, a redução será de 15%, ou seja, o imposto cai para 4.25%. A previsão é reduzir cerca de R$ 20 milhões de expectativa de receita, porém, a premissa da gestão municipal é que as empresas possam produzir mais e desempregar menos.
A lei contempla, ainda, em caráter geral, desconto de até 20% para os contribuintes do IPTU de imóveis, que efetuarem o pagamento em cota única e, no caso de pagamento em parcelas, o desconto de até 5% em cada uma delas, desde que a quitação seja efetuada até o vencimento fixado no calendário tributário.
A lista das substitutas tributárias é atualizada, anualmente, e seguem os critérios de enquadramento, previstos no artigo 181 da lei 53/2005, disponível no site da Prefeitura de Macaé, Portal da Transparência/Legislação.
Declaração - Em resolução 012/2015, publicada na sexta-feira (4), a secretaria de Fazenda informa, ainda, que as empresas prestadoras de serviços, inscritas no município, para adesão ao pacote de incentivos fiscais, devem preencher e protocolar a Declaração de Cumprimento de Requisitos e prestar informações mensais à Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab). O modelo está disponível no endereço eletrônico https://spe.macae.rj.gov.br e deve estar acompanhado de procuração do representante legal da empresa ou documento equivalente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário