terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE DE QUISSAMÃ PROMOVE AÇÕES PELO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

CAMPANHA SEGUIRÁ DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO

Foto: Grazielle QueirósDia Mundial de Luta Contra a Aids- Foto: Grazielle QueirósNo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta terça-feira (1), a Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal DST/AIDS, deu início a campanha que tem como principal objetivo esclarecer sobre a prevenção tanto da Aids, quanto de outras doenças sexualmente transmissíveis, além de estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV.
A Coordenadora do Programa, Rosemeri Braga, ministrou no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, palestras que orientaram sobre a doença, sua forma de prevenção e transmissão. Vídeos informativos foram exibidos e teve também distribuição de ventarolas, folders e kits compostos por preservativos, gel lubrificante, tatuagem “uso camisinha” e materiais educativos.
“O nosso trabalho aqui é de informar a população em geral sobre a prevenção da doença, formas de transmissão, diagnóstico precoce e o tratamento, pois, quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, maiores serão as chances de sobreviver com qualidade de vida”, declarou Rosemeri, que ponderou ainda, sobre o preconceito existente e que deve ser combatido para o bem de todos.
A Aids é a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida (Acquired immune deficiency syndrome). É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do corpo, comprometendo o sistema imunológico e, como consequência, deixando o organismo mais vulnerável a doenças como um simples resfriado ou a infecções mais graves como tuberculose, câncer, entre outras, dificultando o tratamento delas.
A Aids não escolhe suas vítimas por classe social, idade, estado civil, religião, etnia ou profissão. O respeito aos outros e a si mesmo ainda é a melhor arma contra a doença. O ideal é sempre usar preservativos e não compartilhar seringas. Os profissionais da Saúde estão usando o laço vermelho, símbolo mundial da luta contra a doença, para chamarem a atenção dos usuários.
Pessoas que passaram por alguma situação de risco de transmissão do HIV devem fazer o teste o mais rápido possível. Vale ressaltar, que as Unidades de Saúde da Família – USF do município já possuem kits e toda terça-feira, seguindo a rotina, as testagens podem ser realizadas na USF mais próxima da residência dos usuários.
A campanha seguirá pelo mês de dezembro e na próxima terça-feira (08), mais uma vez o Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas realizará atividades. Já de segunda (14) a quarta-feira (16), a mobilização será no CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial de Quissamã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário