segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Livro sobre Malinverni Filho é lançado em Lages


O livro é de autoria do jornalista catarinense Moacir Pereira que narra de maneira jornalística a vida e principais obras do artista lageano
Livro sobre Malinverni Filho é lançado em LagesO prefeito Toni Duarte fez questão de acompanhar mais este ato alusivo aos 250 anos de Lages (Fotos Silviane Brum)
Ainda comemorando os 250 anos de fundação da Princesa da Serra, o jornalista Moacir Pereira lançou o 47º livro de sua autoria. “Malinverni Filho: A Vida pela Arte” foi lançado na noite desta segunda-feira (05) no Centro Cultural do Sesc (Colégio Rosa) e contou com a presença de inúmeras autoridades catarinenses.

O prefeito Toni Duarte, acompanhado da primeira dama do município, Suzana Duarte, prestigiou o evento. “Em seus 250 anos, a nossa cidade tem uma linda história construída por personalidades que, ao longo deste período, fizeram ações que enalteceram o nome de Lages. É o caso de Malinverni Filho que dedicou a sua vida em retratar as paisagens serranas, bem como esculpir estátuas daqueles que viveram por Lages. Suas obras se espalharam por todo o mundo e o livro de Moacir Pereira tem o objetivo de referenciar e resgatar estes momentos históricos do artista”, destaca Toni.

O lançamento do livro foi promovido pela Fundação Cultural de Lages (FCL), Instituto Histórico e Geográfico de Lages,  Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Associação Catarinense de Imprensa, com apoio cultural da Flex Contact Center. Para Moacir Pereira, autor da obra, o livro é um trabalho jornalístico que se constituiu por meio de muita pesquisa sobre a vida deste que, para ele, é um grande artista lageano e maior artista de Santa Catarina. “Estava muito ansioso por esse lançamento e foi um prazer imenso poder retratar a vida e obra de Malinverni Filho”, aponta.

Um pouco das obras de Malinverni Filho e do livro de Moacir Pereira

Malinverni Filho produziu no século passado centenas de pinturas com paisagens da região serrana, consagrando-se como o “artista das araucárias e dos flamboyants” e um dos escultores mais talentosos que Santa Catarina já conheceu.  Também era poeta.  
 Frequentou e formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, realizou exposições durante décadas nos principais centros do país. Suas telas encontram-se hoje em cidades do Brasil e do exterior. Quando decidiu retornar a Lages criou e dirigiu a primeira Escola de Belas Artes de Santa Catarina.  Fechou depois por falta de apoio. Os principais jornais  catarinenses e do eixo Rio-São Paulo deram as mais amplas coberturas e publicaram incontáveis artigos e reportagens elogiosas sobre a qualidade e a originalidade de seu trabalho artístico. 

“Malinverni Filho:  A Vida pela Arte” recupera dados sobre as principais obras idealizadas e executadas pelo artista lageano. Suas esculturas estão hoje espalhadas por várias cidades de Santa Catarina, com destaque para a famosa estátua de Nereu Ramos, inaugurada no centro de Lages, quando o autor morava na cidade e uma réplica instalada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por iniciativa da Academia Catarinense de Letras. A estátua do ex-governador Jorge Lacerda na frente da entrada principal do Instituto Estadual de Educação é, também, de sua autoria.  De igual modo, a estátua do industrial Carlos Renaux, no centro histórico de Brusque e o busto do ex-governador Ivo Silveira, no hall da Assembleia Legislativa, na Palhoça e em Videira.  
O livro traz relatos sobre a exposição  comemorativa do centenário de nascimento de Malinverni Filho, recupera a sessão solene em sua homenagem realizada Assembleia Legislativa e destaca uma entrevista com a viúva do artista, professora Maria do Carmo Malinverni, dona Mariechen, que há mais de 45 anos mantém o Museu Malinverni no centro de Lages. Prefaciado pelo jornalista e acadêmico Sérgio da Costa Ramos, contém uma documentação iconográfica com dezenas de pinturas do homenageado, quando vivia no Rio de Janeiro e depois em Santa Catarina.

 Galeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário