Parque Atalaia é destino certo para preservação, ecoturismo e lazer
22/12/2016 09:35:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Foto: Divulgação/Alexandre Bezerra
Por ano, são cinco mil visitas, como de alunos de escolas municipais e excursões
Durante a semana, o parque continua recebendo visitantes. Apenas nos fins de semana do Natal e do Ano Novo é que o espaço vai estar fechado, por conta do recesso das festas de fim de ano. "O número de visitantes aumentou muito, se compararmos com o ano passado. O agendamento continua sendo feito normalmente, por e-mail, mas as datas são apenas para o próximo ano", explicou o biólogo e gestor do Parque, Alexandre Bezerra de Souza.
O Parque Municipal Atalaia existe há 21 anos e é aberto a todos os públicos. O espaço apresenta, aos visitantes, curiosidades sobre a fauna e flora local, com uma aula sobre meio ambiente, onde é possível também ouvir os sons da floresta por meio de uma caixa de som. "Tivemos muitos eventos no parque neste ano. Passeios de escolas públicas e particulares, caminhadas de grupos, cursos de combate a incêndios, atividades do Dia do Servidor, yoga ao ar livre, atendimento ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), trilhas até a cachoeira, atendimento ao Programa Doença Falcêmica, entre outras atividades", acrescentou Alexandre.
A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, de 9 às 16h. O espaço de uso mais frequente no Parque é o centro de educação ambiental que possui um auditório com capacidade para 50 pessoas. O agendamento prévio deve ser feito pelo e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com.
No Parque são promovidos cursos, palestras e outros diversos tipos de encontros. Há também um refeitório amplo disponível para uso dos visitantes, parquinho para crianças e uma área com gramado próprio para brincadeiras e piquenique. Também é possível participar de trilhas e conferir uma bica de água natural.
O PARQUE - O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela lei 1595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004. Localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, possui 235 hectares, sendo 75% de mata fechada. O Parque fica na área da antiga Fazenda Atalaia, e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário