sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Programa Mais Educação reforça jornada ampliada em Macaé

02/12/2016 11:06:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
crianças no palco caracterizadas  interpretando
Foto: Moisés Bruno
Alunos participam de atividades culturais ligadas à escola
Com a proposta de melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do primeiro ao nono ano, o Programa Mais Educação, desenvolvido na rede municipal, reforça o ensino de jornada ampliada, com no mínimo sete horas diárias.
Em Macaé, a programação atende 780 estudantes do Ensino Fundamental de sete escolas situadas na área central, bairros e região serrana. A proposta é consolidar a permanência dos alunos na escola no contraturno, para que eles possam participar de oficinas pedagógicas opcionais nos horários divergentes aos de aula.

Com a proximidade do fim do ano letivo, marcado para o dia 21 de dezembro, o programa Mais Educação já entrou em ritmo de encerramento. Entre as escolas que aderem ao programa estão Cláudio Moacyr de Azevedo (orientação à leitura, hip hop, canto coral, horta, basquete e futsal), Carolina Curvello Benjamim (banda escolar, coral, voleibol e orientação à leitura e escrita), Neusa Goulart Brizola (capoeira, leitura e escrita), Sandra Maria de Araújo (horta, xadrez, orientação à leitura e escrita) e Amil Tanos (teatro, capoeira e orientação).

Na lista também está o Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola, que conta com reforço escolar, hip hop e futsal. A atividade esportiva terá sua culminância no dia 7 de dezembro, quando serão realizados os Jogos da Integração. A intenção, segundo a diretora do Ciep Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo, é contribuir com o ensino, integrar escolas e descobrir talentos nos esportes.

De acordo com a coordenadora do programa, Camila Antunes, o Mais Educação contribui com o processo de ensino. No contraturno, os estudantes participam de atividades de cultura, artes, desenvolvimento sustentável e esporte e lazer.

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação e tem como proposta a redução da evasão e distorção idade/ano, com a implementação de ações pedagógicas para o aumento do rendimento e desempenho escolar; além da melhoria dos resultados de aprendizagem do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais. Para o próximo ano letivo, o Ministério da Educação vai divulgar prazo de adesão das escolas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário