sábado, 31 de março de 2018

Ação no Mercado de Peixes prioriza qualidade e direitos do consumidor

2018-03-28 13:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
pessoas dentro de um estabelecimento onde tem vários peixes
Foto: Ana Chaffin
Fiscais orientam comerciantes na Semana Santa
O Mercado Municipal de Peixes recebeu, nesta quarta-feira (28), ação conjunta de diversos órgãos da prefeitura. A proposta, que segue até sexta-feira (30), é orientar os comerciantes das bancas de pescado sobre a qualidade dos produtos e direitos do consumidor na Semana Santa. A iniciativa foi realizada por fiscais da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa) e da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Macaé). A Secretaria de Infraesturura também atuou com serviços de manutenção do espaço.
O procurador adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos Fioretti, destacou que o objetivo é intensificar o cumprimento de normas como a necessidade de identificação do pescado e exposição do preço. " O acesso à especificação correta de quantidade, características e composição são direitos básicos do consumidor. O trabalho é educativo, mas, caso não haja adequação, é passível de multas", explica o procurador.

A Covisa verificou higiene das bancas, uniformes e, também, quantidade de gelo adequada para conservar o pescado fresco. O órgão disponibilizou quadros de avisos com algumas dicas que podem servir na hora de adquirir o produto. O consumidor deve observar, ainda, se o peixe apresenta olhos brilhantes, guelras avermelhadas e se a carne está firme.

Para a consumidora Elisabete Coutinho a iniciativa é fundamental para garantir os direitos dos consumidores. "É importante percebermos, principalmente em uma data como a Semana Santa, esse tipo de trabalho", acrescentou.

Para facilitar o acesso ao espaço nesse período, a Secretaria de Mobilidade Urbana está com agentes de trânsito auxiliando os condutores nas imediações do Mercado. A secretaria instalou ainda uma placa permitindo o estacionamento em trecho da Rua Dr. João Cupertino. A medida valerá desta quarta-feira (28) até domingo (1º de abril).

O Mercado de Peixes de Macaé funciona com 42 bancas e no anexo provisório são 14. O funcionamento é diário, das 7h às 17h, com exceção da segunda-feira, quando encerra às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário