terça-feira, 27 de março de 2018

UFRJ/Macaé comemora 10 anos

2018-03-27 16:37:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de pessoas no auditório da Cidade Universitária
Foto: Bruno Campos
Investimentos da prefeitura na Cidade Universitária são destaque nos 10 anos da UFRJ em Macaé
Os investimentos feitos pela Prefeitura de Macaé, que garantem a interiorização do ensino público superior gratuito no município e avanços na Cidade Universitária, marcaram o Fórum de Diretores da Cidade Universitária, realizado na manhã desta terça-feira (27), em celebração aos 10 anos de instalação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé. Durante o evento, o secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, entregou ao reitor da UFRJ, Roberto Leher, as chaves do antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba, que passará a ser a Moradia dos Estudantes. Com esta iniciativa, a prefeitura pretende colaborar para a permanência dos alunos do campus nas universidades, uma vez que a maioria vem de outros municípios e estados. A abertura das comemorações aconteceu na segunda-feira (26).
O Secretário Municipal de Educação, Guto Garcia, disse que os próximos passos são unir esforços para a construção do Restaurante Universitário para o serviço de refeições aos estudantes do campus, cujas obras encontram-se em fase de planejamento pela UFRJ-sede, e de uma quadra multifuncional para a prática de atividades esportivas.

O reitor falou sobre “As trajetórias e expectativas da universidade no município" e disse que grandes avanços foram conquistados devido a parceria com a prefeitura. Nesse período, a prefeitura também construiu e cedeu à UFRJ os blocos B e C e, atualmente, está em fase de construção, o bloco D, que será destinado à UFF e deverá ficar pronto até o primeiro semestre do próximo ano.

- A Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) é a única constituída por 80% de alunos de Macaé e tem um papel muito importante na integração das Instituições de Ensino Superior (IES) que dividem o mesmo espaço e trocam conhecimentos no polo - lembrou a diretora da FeMASS, Claudia Leitte.

O reitor convidou para a mesa o secretário Magini; a diretora, Cláudia Leite; a diretora da UFRJ-Macaé, Arlene Gaspar; a vice-reitora da universidade, Denise Lopez do Nascimento; e o diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Arruda. Eles falaram das conquistas e das dificuldades que ainda precisam vencer, como a fixação de professores e técnico-administrativos na cidade e mais espaços para a pesquisa, principalmente.

- É um desafio avançarmos, cada vez mais, na organicidade das colaborações acadêmicas no campus, o que só será construído com a interinstitucionalidade das universidades e faculdades aqui presentes -, destacou o reitor.

Juliana Souza, aluna do curso de Nutrição, disse que é de São Paulo e enfrenta dificuldades para viver em Macaé, especialmente, por falta de um lugar para ficar.

- Agora, com a Moradia Estudantil, esperamos ter melhores condições porque pagar aluguel em Macaé e ainda viver, sendo universitário, é muito difícil. Já pensei em desistir do curso várias vezes, mas resisti na esperança de que os desafios serão vencidos dia após dia. Estamos longe da família e toda ajuda é bem-vinda. Passo importante este da moradia, finalizou.

A programação, iniciada na segunda-feira (26) com as homenagens aos fundadores da universidade em Macaé, terminou com a inauguração da galeria dos diretores da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário