segunda-feira, 26 de março de 2018

Projeto “Corpo e Movimento” apresenta Polo Fronteira a alunos

2018-03-23 11:37:00 - Jornalista: Assessoria Educação
Compartilhe:  
  •  
  •  
crianças com o professor de educação física na quadra
Foto: Divulgação
Iniciativa busca trabalhar a consciência corporal dos alunos fora do ambiente escolar
A Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Dores Souza, no Morro de Santana, iniciou a primeira etapa do projeto “Corpo e Movimento”, esta semana, em parceria com a Secretaria de Cultura no Polo Cultural da Fronteira. Um dos objetivos é trabalhar o conhecimento corporal, coordenação motora, sentido de espaço e distância fora do espaço escolar.
Durante o projeto, os alunos vão sair do seu espaço escolar para trabalhar outras atividades que serão vivenciadas através da dança capoeira e psicomotricidade. A expectativa e que até julho eles conheçam o Teatro Municipal, a escola Municipal de Dança e a escola Municipal de Artes Maria Jose Guedes (Emart).

A EMEI Maria das Dores atende cerca de 100 alunos em horário integral. De acordo com a diretora Laura Xavier Lima, o projeto será trabalhado durante todo ano letivo e já é considerado o “Projetão” da unidade. “Ele foi desenvolvido visando a necessidade da criança conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que pertencem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas por ela assim como a importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo”, afirmou Laura.

- Muitos alunos da nossa escola não fazem nenhuma atividade fora da comunidade onde eles residem, por isso, procuro sempre nos projetos promover atividades com objetivo de ampliar a visão de mundo deles agregando o conhecimento cognitivo. No mês de maio, nossos alunos de pré I e pré II estarão visitando a Escola de Dança Municipal e a Escola de Artes. Na ocasião faremos atividades juntos aos profissionais de cada área voltadas para o conhecimento do corpo e do movimento", explicou a professora e autora do projeto "Corpo e Movimento", Shirley Barra.

O secretário de educação, Guto Garcia, parabenizou a iniciativa. “Os alunos tendo uma boa Educação Infantil chegam ao Ensino Fundamental prontos e aptos a seguir com confiança, estímulo e firmeza até o Ensino Médio”.

O Polo de Cultura da Fronteira, localizado na rua Manuel Marques Monteiro, 724, é um espaço da Secretaria de Cultura que oferece aulas de dança, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura e artesanato, Coferbol e Oficina de Arco e Flecha. A equipe é formada por professores que já atuam na comunidade e o espaço tem parceria com a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) para as aulas de percussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário