quarta-feira, 28 de março de 2018

SEMANA SANTA

Malhação de Judas e Paixão de Cristo são opções culturais em Belém, Icoaraci, Mosqueiro

28/03/2018 17:12
Cerca de dez mil pessoas devem passar pela festa da malhação de Judas, no bairro da Cremação. A programação popular começa com os velórios dos bonecos, na Sexta-Feira Santa, 29, e vai até sábado, 30, quando são realizadas as brincadeiras com as crianças do bairro. Segundo Haroldo Cardoso Albuquerque, malhador de Judas há 23 anos, pelo menos vinte bonecos serão malhados pela comunidade. “Este ano estamos trabalhando a cultura da paz e nada de violência. Os bonecos serão feitos em papel, miriti e revestidos com material leve para não machucar ninguém”, revelou o brincante. A temática que vai ser malhada é segredo. “Ninguém fala até chegar a hora”, completou Cardoso. A festa de Malhação de Judas juntamente com as encenações da Paixão de Cristo são as atrações culturais da Semana Santa, promovidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
A Guarda Municipal vai fazer a segurança dos eventos em Belém, Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Segundo o inspetor Guilherme Freitas, chefe da Divisão de Operações da GMB, um efetivo de 150 homens vai trabalhar durante o feriado da Semana Santa, em especial na malhação de Judas, que concentra maior número de pessoas na rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação. “Vamos trabalhar com 62 guardas no bairro da Cremação divididos nos festejos de Sexta-Feira Santa e sábado. Nós pedimos que as pessoas sejam prudentes, que aproveitem a festa e evitem se envolver em casos de violência”, explicou. A comunidade também pode acionar a Guarda Municipal pelo número 153, para qualquer eventualidade.
A programação da Semana Santa oferece quatro encenações da Paixão e Morte de Cristo e onze manifestações tradicionais populares da Malhação de Judas em Belém e distritos. Os eventos começam nesta sexta, 29, e se estendem até o dia 31. Segundo a diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio, Belém é uma das poucas cidades brasileiras que preservaram a cultura da Malhação de Judas e da Encenação da Paixão de Cristo trazidas pela colonização portuguesa.
A rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação, tem maior número de malhadores. São cinco no total. A via inteira recebe ornamentação com bandeirinhas e balões coloridos. Este ano, segundo Haroldo Cardoso, serão montados dois palcos para apresentação musical, durante o chamado “velório do Judas”, na sexta-feira santa. No sábado, pela manhã acontecem brincadeiras infantis como corrida do saco, do ovo, quebra-pote entre outras. Os vencedores ganham bombons de chocolate e brinquedos.
Nos bairros da Condor, Barreiro e Umarizal também haverá malhação de Judas. Em Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, as ações são coordenadas pelas Associações Carnavalescas. A Fumbel repassou a título de subvenção R$ 1.600,00 para os grupos de malhadores e R$ 3.000,00 para os grupos de encenação da Paixão de Cristo. “Vamos acompanhar os eventos e avaliá-los, depois teremos os processos de prestação de contas”, alerta a diretora Silvia Lovaglio.
As encenações da Paixão de Cristo vão ocorrer em Belém e no distrito de Outeiro. Em Belém, o grupo de encenação da igreja de São Judas iniciou com as apresentações na última terça-feira, 27, e prossegue nesta quarta, 28 e na sexta, 30, a partir das 20h. As exibições serão no salão paroquial e na Praça Princesa Isabel. Esse grupo é um dos mais tradicionais de Belém, segundo a diretora da Fumbel. “Eles são maravilhosos, ensaiam o ano inteiro e investem bastante nos figurinos e na preparação dos atores. É um espetáculo”, recomenda.
Outra exibição da Paixão de Cristo é o da paróquia de São José de Queluz, no bairro de São Brás. Os espetáculos vão ocorrer dias 28 e 30, no salão paroquial. Os moradores da comunidade da ilha de Jutuba I, distrito de Outeiro, vão assistir ao espetáculo no dia 30 deste mês.
Trânsito – As programações preparadas para celebrar a Semana Santa terão início já na noite desta quarta, 28. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) elaborou um esquema operacional exclusivo para prestar apoio às procissões e garantir fluidez e segurança no trânsito.
A SeMOB dará apoio à Procissão da Fuga do Senhor, que ocorre a partir das 19h de hoje, com seis agentes de trânsito, duas viaturas e duas motocicletas. A procissão partirá da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, e seguirá pela rua Padre Champagnat, rua Doutor Assis, avenida Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré, chegando até a Basílica Santuário de Nazaré.
Na manhã de sexta-feira, quatro agentes em duas viaturas e duas motos estarão dando apoio à Procissão de Nosso Senhor dos Passos, com início às 7h. A procissão sairá da Basílica de Nazaré, seguindo pela avenida Nazaré, avenida Assis de Vasconcelos, rua Gaspar Viana, avenida Presidente Vargas, rua Senador Manoel Barata, travessa Padre Prudêncio, rua Gaspar Viana, travessa Frutuoso Guimarães, avenida Portugal e rua Padre Champagnat até a Catedral Metropolitana de Belém.
Neste mesmo dia, a partir das 8h, ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja São João Batista, no bairro da Cidade Velha, e seguindo pela travessa Joaquim Távora, rua Doutor Malcher, rua Padre Champagnat, rua Siqueira Mendes, travessa Dom Bosco, rua Doutor Assis, rua Capitão Pedro Albuquerque, rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, avenida Portugal e rua 15 de Novembro até o Santuário de Nossa Senhora das Mercês.
No dia da Malhação de Judas, no bairro da Cremação, a SeMOB irá interditar a rua Fernando Guilhon, no trecho entre avenida Alcindo Cacela e travessa Quintino Bocaiúva, a partir do meio-dia do dia 30, permanecendo assim até o meio-dia do dia 31. Diante disso, a SeMOB irá disponibilizar duas viaturas com quatro agentes em cada dia. 
Em virtude dos eventos religiosos, as vias que compõem os trajetos de cada procissão serão parcialmente interditadas, sendo liberadas tão logo os fiéis avancem nos itinerários. Deste modo, os motoristas de ônibus que trafegam pela área deverão obedecer às orientações dos agentes de trânsito no local para proceder os desvios necessários.
PROGRAMAÇÃO
MALHAÇÃO DE JUDAS
BELÉM
RUA FERNANDO GUILHON
Dias 29, 30 e 31/03
RUA JABATITEUA – PASSAGEM JARINA ENTRE VILETA E HUMAITÁ
Dias 30 e 31/03
RUA DIOGO MÓIA – ENTRE ALCINCO CACELA E NOVE DE JANEIRO
Dias 30 e 31/03
MOSQUEIRO
ESPAÇO ESTUDANTINA NASCER DO SOL – 5ª RUA
30 e 31/03
ESCOLA DE SAMBA “PELES VERMELHAS” – VILA MOSQUEIRO
30 e 31/03
OUTEIRO
GRÊMIO RECREATIVO “ARRASTÃO DA ILHA” – ALAMEMDA PROVAN – ÁGUA BOA
Dia 31/03
ASSOCIAÇÃO CARNAVALESCA ENCANTO DA ILHA  - RUA SANTA LUZIA - BRASÍLIA
ICOARACI
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE UNIDOS DE SÃO ROQUE
TRAVESSA SÃO ROQUE – 825 – CRUZEIRO
31/03
PAIXÃO DE CRISTO
BELÉM
IGREJA SÃO JUDAS TADEU – AV. ALCINDO CACELA – PRAÇA PRINCESA ISABEL CONDOR
Dias 27, 28 e 30/03
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE QUELUZ E RUAS DO ENTORNO
Dias 28 e 30/03
COMUNIDADE DA ILHA DE JUTUBA I – DISTRITO DE OUTEIRO
Por Selma Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário