quarta-feira, 28 de março de 2018

Tribuna Cidadã discute a regulamentação do Uber na cidade

Foto:Tiago Ferreira
Welberth solicitará uma audiência pública para discutir o tema.
A utilização do Uber voltou à pauta da Câmara Municipal de Macaé, na Tribuna Cidadã desta quarta-feira (28). O tema foi solicitado por motoristas cadastrados no aplicativo e, entre as propostas apresentadas, destacaram-se a necessidade da regulamentação do serviço e a realização de uma audiência pública para dar prosseguimento aos debates. Welberth Rezende (PPS) conduziu o encontro.
Representando a categoria, o motorista Marcelo Martins Pereira falou sobre a importância do Uber na economia local. “Moro em Macaé há 20 anos e trabalhava na indústria do petróleo. Com a crise, enfrentei dificuldades financeiras e a chegada do aplicativo foi a oportunidade que encontrei para continuar sustentando a minha família. Esta também é a história de muitos que  aqui estão”, disse.
Marcelo informou que, do valor total cobrado por cada corrida, o Uber retém 25%. “Com o restante, precisamos arcar com manutenção, seguro, impostos e combustível, por exemplo. Nós geramos tributos ao município e lucro ao comércio local”, acrescentou.
Outro quesito apontado como vantagem do Uber é a segurança. Quando o usuário solicita o transporte, o motorista é identificado com nome e foto, além do mapa com o trajeto, estimativa de custo e os dados do carro. As informações ficam registradas no histórico do aplicativo.
Regulamentação deve ser feita pelos municípios
Nesta segunda-feira (26), o governo federal sancionou uma lei que dá poderes aos municípios para regulamentarem os aplicativos que prestam serviço de transporte e cabe ao Executivo propor a medida. É o que defende Maxwell Vaz (SD). “Esperamos que o prefeito se posicione, pois esta é a solução que todos buscam”, afirmou.
Na sequência, o vereador Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, também defendeu a regulamentação. “Já apresentei um requerimento ao prefeito, pois sabemos que o Uber veio para ficar. Dessa forma, todos saem ganhando e é também um importante instrumento para coibir o transporte clandestino”, acrescentou.
Antes de encerrar a Tribuna Cidadã, Welberth reforçou a necessidade do diálogo entre as categorias. “O caminho precisa ser o da harmonia. Agendaremos a audiência para que todos tenham a oportunidade de debater e apresentar propostas”, finalizou.
O programa
A Tribuna Cidadã acontece na última quarta-feira de cada mês, às 9h, e tem o objetivo de dar voz aos cidadãos que desejam apresentar reivindicações e propostas de interesse comum da sociedade. Assim como acontece nas sessões, é possível acompanhar os debates pela transmissão ao vivo via internet e, posteriormente, são disponibilizados na TV Câmara – Macaé (Youtube), além de terem o registro em ata oficial.
Para participar da tribuna, é preciso retirar uma ficha de inscrição na Secretaria da Câmara e obter assinatura de pelo menos 10 pessoas para confirmar estar apto a representar alguma entidade de classe, região ou serviço.
Jornalista: Júnior Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário