domingo, 25 de março de 2018

UFRJ tem programação especial pelos 10 anos em Macaé

2018-03-23 10:46:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
fachada da cidade universitária onde tem o prédio
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Programação acontece na Cidade Universitária
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebra 10 anos de criação do campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, que funciona na Cidade Universitária, no dia 27 deste mês. E, para comemorar a data histórica, a comissão organizadora preparou um calendário de programação. As atividades remetem às suas trajetórias e expectativas, tema do Fórum dos Direitos da Cidade Universitária com o reitor da UFRJ, Roberto Leher, que será realizado em 27 de março, às 10h, no auditório Claudio Ulpiano, no bloco A do campus.
Os avanços são muitos e marcantes nesse tempo. A UFRJ-Macaé formou, nesse período, cerca de 500 alunos, funciona nos blocos B e C construídos e cedidos pela prefeitura, e recebeu uma emenda parlamentar para a construção do Restaurante Universitário para distribuição de refeições, cujas obras encontram-se em fase de planejamento pela UFRJ-sede.

A universidade começou a funcionar em Macaé no dia 27 de março de 2008 oferecendo os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Química e bacharelado em Farmácia. No ano seguinte, vieram as primeiras turmas de Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; e Nutrição, recebendo as engenharias Civil, Mecânica e de Produção, em 2011. Hoje são 11 cursos de graduação, incluindo bacharelado em Ciências Biológicas e em Química e seis de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado.

Atualmente, o total de alunos por curso é o seguinte: bacharelado em Química (110); bacharelado em Ciências Biológicas (152); Enfermagem e Obstetrícia (330); Engenharias (649); Farmácia (374); licenciatura em Ciências Biológicas (192); licenciatura em Química (80); Medicina (315); e Nutrição (345). São 2.547 alunos somente na graduação.

Cada prédio onde a UFRJ funciona tem seis mil metros quadrados e conta com 26 salas, sendo 13 no segundo pavimento e 13 no terceiro, e mais o térreo composto pela área administrativa de cada unidade e auditório. Toda essa expansão recebeu um investimento aproximado de R$ 23 milhões que incluíram ainda a construção de uma cisterna com capacidade de abastecimento de 700 mil litros de água e o castelo d`água para receber até 73 mil litros, além do estacionamento com iluminação, posteamento e asfalto que atende alunos, professores e servidores administrativos da Cidade Universitária.

O campus da UFRJ-Macaé foi instituído a partir do reconhecimento da evolução do envolvimento de vários segmentos da comunidade acadêmica na criação de cursos, na construção de projetos de pesquisa e de extensão no município e na inserção da universidade na sociedade. Na volta às aulas no último dia 12, só a UFRJ lotou a Cidade Universitária com cerca de três mil alunos, incluindo os de pesquisa. Junto com a UFF e a FeMASS, o campus tem, diariamente, cerca de 5.500 alunos em 18 cursos de graduação.

A programação que celebra essa trajetória da universidade começou nesta quinta-feira (22) e, até 27 de março, haverá palestras, exposições, mesas redondas e atividades culturais para integrar a comunidade acadêmica e comemorar os 10 anos como marco dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário