terça-feira, 27 de março de 2018

Prefeitura cadastra animais para castração gratuita

2018-03-27 11:33:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
fachada de prédio público
Foto: João Barreto
Interessados devem comparecer nesta quarta-feira à Unidade de Castração de Cães e Gatos do Lagomar, das 8h às 17h
Para reduzir o número de nascimento de cães e gatos em áreas mais populosas e carentes da cidade, a coordenação de Promoção da Saúde dos Animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza, nesta quarta-feira (28), plantão de atualização de cadastro e agendamento de cirurgias. Os interessados devem comparecer à Unidade de Castração de Cães e Gatos do Lagomar, localizada na Avenida W5 , n° 130, das 8h às 17h. Na oportunidade será possível verificar eventual pendência no cadastro ou já sair com a cirurgia do animal marcada.
O coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, destaca que o programa atende cães e gatos de proprietários com renda per capita de meio salário mínimo, inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Único. Ele acrescenta que é necessário levar documentos como identidade, comprovante de residência de Macaé e cartão cidadão. "A ideia também é dar uma atenção especial aos moradores do Lagomar que estão sendo removidos para o condomínio Carlos Emir Mussi (Bosque Azul). É fundamental que esses animais sejam castrados antes da mudança", acrescenta Rafael.

As cirurgias de castração são gratuitas e serão agendadas de acordo com a ordem de inscrição. O objetivo é garantir o controle do crescimento populacional com eficiência, segurança e bem-estar ao animal, além de evitar o surgimento e proliferação de zoonoses. Em 2017, o órgão realizou 162 intervenções cirúrgicas.

- A proposta é atender as pessoas de menor poder aquisitivo que não conseguem pagar um procedimento como esse. O programa municipal está respaldado na nova legislação federal (Lei 13.426/2017), que criou uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil. Nossa meta é continuar fazendo o cadastramento e castração nas áreas de maior índice de cães e gatos para evitar o surgimento de mais animais em situação de rua - avalia o coordenador.

O cadastro é a fase inicial para a castração de cães e gatos, um procedimento que garante o controle da natalidade. Após a verificação dos dados e comprovado o enquadramento nos critérios do programa, bem como as plenas condições do animal, o proprietário é contatado para a marcação da cirurgia.

Vacinação antirrábica
A vacinação antirrábica, única forma de prevenção contra o vírus da doença incurável que é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, é realizada diariamente na Unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário